ICNOVA na Conferência Internacional “Campos de colaboração nas práticas artísticas contemporâneas”

Campos de colaboração nas práticas artísticas contemporâneas terá lugar na Culturgest, Lisboa, entre os dias 19 e 20 de novembro. O evento conta com a participação de vários investigadores do ICNOVA, quer na organização, quer na apresentação de trabalhos.

Sílvia Pinto Coelho apresentará na Mesa 4, a 20 de novembro, a comunicação “Práticas Artísticas Colaborativas – Práticas Puzzle, jogo de encaixe ou jogo de encontro?”. O painel procura pensar as práticas colaboraticas no seu contexto histórico e na atualidade, em áreas como o ensino artístico e a criação plástica e coreográfica.

Cláudia Madeira, será uma das moderadoras na Mesa 6 – Tensões e disputas nas estruturas de produção e criação cultural (PT), que se centra nas dinâmicas, desafios e estratégias de resolução de conflitos que emergem no seio de coletivos e estruturas de produção cultural, no âmbito das artes performativas e de processos de criação em parceria com a comunidade.

Esta conferência internacional constitui um espaço de debate alargado, onde os artistas e investigadores são convidados a refletir sobre a colaboração nas práticas artísticas e como estas informam processos de criação, problematizando questões estéticas e gerando novos modelos de produção, circulação e organização. Deste modo, Campos de Colaboração procura mapear questões suscitadas pelo trabalho coletivo em plataformas de cooperação artística, colocando em evidência o carácter simultaneamente híbrido e singular de alguns destes projectos.

A “Conferência internacional Campos de colaboração nas práticas artísticas contemporâneas” surge de uma parceria científica e académica entre o ICNOVA, IHA, IFILNOVA e Culturgest.

O programa completo encontra-se disponível aqui.

2019-11-11T16:52:56+00:00