Novo e-book ICNOVA: Culturas do Eu – Configurações da subjectividade, de Maria Augusta Babo

Está disponível em acesso aberto o e-book Culturas do Eu – Configurações da subjectividade, de Maria Augusta Babo, investigadora do ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA e docente do Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH.

De acordo com o investigadora do ICNOVA, “Culturas do Eu pretende ser um espaço de análise de práticas culturais e dos seus dispositivos. Práticas culturais que tenham por finalidade a construção do lugar de sujeito e do lugar de onde esse sujeito se assume enquanto tal. Falar de sujeito é, desde logo, nomear uma instância discursiva, aquele de quem se fala. Mas, focalizada na 1a pessoa, ela torna-se a instância a partir da qual se fala. Daí que o sujeito enquanto eu deva ser perspectivado nas diferentes formações discursivas nas quais se inscreve. A questão da subjectividade aqui colocada não visa justificar a existência de um sujeito pleno, um sujeito da vontade mas, antes, entender o quanto de aleatoriedade e de contingência perpassa no/pelo sujeito ao longo da sua existência.

“Entende-se por culturas do eu manifestações, as mais diversas, que se reportam ao sujeito enquanto auto-referenciado. O campo de análise é vasto e complexo. Vasto porque comporta indistintamente todo o tipo de procedimento egológico. Complexo, pois é possível falar do sujeito – a filosofia do sujeito assim se constituiu – sem o referir em nome próprio. Quer isto dizer que – e aqui está o centro desta questão fugidia – desde que no enunciado, o sujeito se auto-refere, dá-se uma transformação imaterial da ordem da deslocação que, não só permite como exige o recentramento do próprio.”

2020-04-07T16:01:23+00:00