BlackBox Lab no centenário de Merce Cunningham (FBAUL)

Dia 21 de Novembro, pelas 18h30, o Black Box Lab do ICNOVA integrará a exposição colectiva na Cisterna da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa com uma instalação interactiva de Realidade Virtual sobre o trabalho que desenvolveu com a Coreógrafa Sylvia Rijmer – VR – Dance in Virtual Reality – deconstructing choreographic objects in different mediums.

O evento – InShadow, o corpo imagina-se na sombra – decorre na Cisterna da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa que acolhe uma janela comemorativa do Centenário do coreógrafo americano Merce Cunningham, com mais de 7 horas de material cinematográfico raro, entre o experimental, o documental e o performático, em que será possível apreciar um trabalho de intensa exploração e reflexão da relação corpo-espaço-tempo.

Merce Cunningham (1919-2009) é considerado um dos coreógrafos mais importantes de todos os tempos. A sua abordagem à dança foi revolucionária na relação proposta entre complexidade física e simplicidade de ideias. Ao longo da sua carreira, criou 190 obras de dança e mais de 700 eventos.

Numa mesma relação do corpo, e em diálogo com os filmes de Merce Cunningham, uma exposição fotográfica In*Outside, de João Pedro Rodrigues, propõe uma revisitação fotográfica do espectáculo de dança “3,50 x 2,70” da CiM – Companhia de Dança. E as instalções Border, de Sofia Marques Ferreira, visam questionar os mecanismos políticos e sociais do corpo.

Apenas no dia da inauguração:

A performance de Régis Costa de Oliveira, que explora a realidade aumentada, e a instalação interactiva VR – Dance in Virtual Reality – deconstructing choreographic objects in different mediums.

Este projecto foi desenvolvido no âmbito do projecto BlackBox – A collaborative platform to document performance composition: from conceptual structures in the backstage to customizable visualizations in the front-end, sediado no ICNOVA da Universidade Nova de Lisboa, FCSH.

Artistas presentes: Merce Cunningham (Centenário), João Pedro Rodrigues, Rafael Raposo Pires, Régis Costa de Oliveira, BlackBox Lab (Carla Fernandes e Cláudia Ribeiro), Sofia Marques Ferreira.

PROMO InShadow

www.voarte.com