Aula aberta: Twitter para jornalistas, com Lucas Rohan

O Mestrado de Novos Media e Práticas Web promove, no próximo dia 18 de dezembro, pelas 18h00, na sala T4, Torre B da NOVA FCSH, uma aula aberta intitulada “Twitter para jornalistas – Professional branding, building sources and sharing content”, com o professor Lucas Rohan (Urcamp).

INSCRIÇÕES a/c Patrícia Contreiras: icnova@fcsh.unl.pt

Resumo: Há 10 anos o Twitter é a rede social preferida pelos jornalistas. Nas redações costuma-se dizer que “tudo acontece primeiro no Twitter”. De fato, se estás presente na rede do passarinho azul diariamente, podes verificar que as notícias mais importantes são compartilhadas primeiro por lá. Sendo assim, o jornalista precisa não apenas estar presente, mas também saber como tirar proveito desta rede para divulgar o seu trabalho, construir relações com fontes primárias e compartilhar conteúdo relevante. Serão abordados temas como, por exemplo: O que fazer no Twitter: compartilhando conteúdo; Como evitar fake news e desinformação; A relação com fontes e a construção de relações de confiança; Twitter como ferramenta para divulgação do trabalho do jornalista; Ética, boas maneiras e cuidados básicos.

Professor: Lucas Rohan é jornalista com 16 anos de experiência nos maiores meios de comunicação do Brasil. Possui uma rede de cerca de 18 mil seguidores no Twitter. É mestre em Novos Media pela FCSH com um trabalho voltado para o uso da rede social por políticos. É professor licenciado do curso de Jornalismo da Urcamp, no Brasil. Atualmente cursa o doutoramento em Ciências da Comunicação na FCSH/UNL.

Referências:

SPYER, J. Tudo o que você precisa saber sobre o Twitter. Brasil: Talk. 2009. Disponível em: http://julianospyer.com.br/?p=175.

ROHAN, Lucas. Novas Mídias, Novos Políticos. Editora Porto de Ideias, São Paulo, 2018.

IJNET. Webinário organizado pelo ICFJ Anywhere e Dow Jones.

2020-04-06T22:01:22+00:00