Alexandra Canaveira de Campos no II Seminário Internacional “A Música nas Cortes Ibéricas (séculos XVIII-XIX)”

Alexandra Canaveira de Campos participará no próximo dia 13 de dezembro no II Seminário Internacional: “A música nas cortes ibéricas (séculos XVIII-XIX): Artes do espectáculo e representação de poder”, que decorre no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, dias 12 e 13 de Dezembro de 2019.

A  doutoranda do ICNOVA, profere a comunicação “A ‘Arte de dançar’ – O que se dança a partir dos livros? Tratados de dança em Portugal e Espanha em meados do século XVIII”, no painel “Música & Dança no século XVIII ibérico: a corte como espaço de legitimação da dança e como modelo sócio-cultural”.

Resumo:

A “Arte de dançar” – O que se dança a partir dos livros? Tratados de dança em Portugal e Espanha em meados do século XVIII.

Os tratados de dança ibéricos que se publicam em pleno século XVIII integram-se claramente na cultura do impresso e na dinâmica europeia de trocas culturais, onde se insere o movimento de recepção e difusão das danças de corte. O contacto com esta literatura europeia sobre dança permite-nos não só destacar os principais centros produtores desta manifestação cultural, como também delinear uma evolução do repertório das danças na Europa. Essa evolução coloca-nos em contacto, por sua vez, com tendências de gosto, levando-nos a perceber como os diferentes estilos de dança se relacionam com transformações de ordem cultural e política.

Também a análise do conteúdo destes tratados, desde as prescrições iniciais, ao ensino da técnica, ao registo das danças e às ocasiões sugeridas para a sua prática, ajuda a compreender como a dança pode ser entendida enquanto arte de sociedade e como a tratadística da dança pode ser incluída dentro de uma classificação mais geral de literatura de civilidade.

Por fim, a par destas leituras comuns que se podem fazer dos tratados ibéricos, as diferenças que existem entre eles serão talvez ainda mais elucidativas das especificidades da prática da dança nestas duas sociedades.

2020-04-06T19:50:22+00:00