Teoria, prática e crítica dos Métodos Digitais são temáticas do SMART Data Sprint 2020 27 – 31 de Janeiro I 9:30 – 18h

A NOVA FCSH volta a receber investigadores portugueses e estrangeiros para a quarta edição do SMART Data Sprint, organizado pelo grupo de investigação Social Media Research Techniques (SMART), do iNOVA Media Lab – ICNOVA. O evento inserido no Digital Media Winter Institute reúne participantes interessados em trabalhar com dados da internet e métodos digitais.

Esta edição tem como temáticas centrais os âmbitos da teoria, prática e crítica dos Métodos Digitais (Digital Methods: theory-practice-critique) e contará com conferências de pesquisadores reconhecidos a nível internacional, como Tommaso Venturini (Médialab Sciences Po Paris) e Bernhard Rieder (Universidade de Amesterdão).

Em um trabalho intenso durante cinco dias, os participantes terão a hipótese de assistir a palestras e apresentações além de aprofundar conhecimentos em sessões práticas, todas ministradas em inglês. Para além dessas atividades, especialistas e investigadores convidam os participantes a integrar os projetos e a trabalhar a partir de um problema específico. Os projetos para a edição 2020 envolvem censura em plataformas, discursos anti-feministas e anti-LGBT, mapas de métodos ou como investigar e questionar a pesquisa realizada com métodos digitais, e a leitura das possibilidades narrativas das redes digitais multiplataforma.

Outros temas e abordagens complementam a programação com sessões paralelas e laboratórios práticos sobre pesquisa e cultura de classificação do YouTube, Gephi para explorar redes digitais, Estudos de Tendências e Métodos Digitais para inovação, Raw Graphs para análise exploratória de dados, ferramentas de extração de dados e de análise de texto, redes de imagens e análise visual de plataformas de media sociais.

O principal objetivo para o próximo ano é promover um ambiente para aplicar métodos digitais em pesquisas como práticas críticas – e não apenas como utilizar ferramentas computacionais. Para isso, os participantes são convidados a integrar um grupo para trabalhar em tarefas técnicas, interpretativas e conceituais concretas, propondo uma abordagem prática a diferentes formas de conhecimento.

Para participar do SMART Data Sprint 2020 é necessário subscrever-se até 13 de janeiro de 2020 e pagar a taxa de participação – a iniciativa também oferece bolsas parciais. Todas as informações estão disponíveis no site do iNova Media Lab e no blog de pesquisa do grupo SMART.

Ainda na programação do Digital Media Winter Institute 2020, entre 3 e 6 de fevereiro, será promovido o workshop “Tracking, visualizing and accounting for the networks of (dis-)information with the web crawler Hyphe”, ministrado por Mathieu Jacomy, doutorando em tecno-antropologia na Universidade de Aalborg, TANTLab, engenheiro de pesquisa da Sciences Po médialab de Paris e co-fundador do software Gephi. A proposta será estudar e aplicar o webcrawler Hyphe e perceber tanto as questões da informação quanto da desinformação na web. Para participar do workshop também é necessária inscrição prévia até 20 de janeiro de 2020.

Para mais informações, acesse os links:

http://inovamedialab.org/winter-institute-2020
http://inovamedialab.org/digital-media-winter-institute-2020-workshop

DIGITAL MEDIA WINTER INSTITUTE 2020

#SMARTDataSprint | 27- 31 January | 9:30 – 18:00 | week #1
NOVA FCSH
keynote and short talks + practical labs + projects
 
Keynote: Visual Network Analysis
Tommaso Venturini


Keynote: Mapping value(s) in AI
Bernhard Rieder

Practical Labs

YouTube Research & Ranking Culture
Gephi for exploring digital networks
Trend Studies & Digital Methods for Innovation
Getting to know a list of data extraction tools (and what to do with it!)
Getting to know a list of text analysis tools (and what to do with it!)
Querying App Stores
Visual Network Analysis
Raw Graphs for data exploratory analysis
Images Networks (learning how to build networks with Gephi and Table2net)
Visual social media analysis
Studying visual social media through Vision APIs (case studies)

Projects

From “tumblr purge” to “female nipples”:  Telling a story of platform censorship critique through memes and digital methods
Elena Pilipets (Postdoc fellow at the Center for Advanced Internet Studies – CAIS, Bochum, Germany)

Anti-Feminist and Anti-LGBT Discourse in Brazil*
Horácio Sívori (Assistant Professor at the Institute of Social Medicine State University of Rio de Janeiro (IMS/UERJ), and Chair of the Latin American Center on Sexuality and Human Rights, Brazil)
Elaine Rabello (Associate Professor at Social Medicine Institute I Rio de Janeiro State University, Brazil)
Bruno Zilli (Associate researcher at CLAIM/IMS/UERJ, Brazil)

Method maps: accounting for and situating the work with digital tools
Daniela van Geenen (University of Siegen, Locating Media, Germany)

Cross-Platform Digital Networks: Exploring the narrative affordances of force-directed layouts and data relational nature
Janna Joceli Omena (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
Inês Amaral (Universidade de Coimbra, Portugal)

Workshop | 3 – 6 February | 9:30 – 13:00  I  week #2 
Inova Media Lab
Tracking, visualizing and accounting for the networks of (dis-)information with the web crawler Hyphe
Tutor: Mathieu Jacomy
2020-04-07T15:19:35+00:00