São 50 mil Rosas senhor Havel … e um carro. Um documentário de Jacinto Godinho

Praga. Avenida Narodni. Umas mãos apenas. Este discreto monumento, é o mais venerado símbolo da Revolução de Veludo. Há 30 anos neste local a polícia encurralou milhares de estudantes que se manifestavam pacificamente. 

A rosa por cima das mãos é um símbolo desde o dia 9 de Dezembro de 89. Um grupo de jovens furou a Cortina de Ferro para dar apoio à revolução checoslovaca. Eram portugueses. Trouxeram 50 mil rosas e um carro para o novo presidente. Os checos nunca mais os esqueceram. 

Em Praga, a Galeria Municipal exibiu desde Abril de 2019 a grande exposição, Cravos e Veludo. Reuniu histórias de duas revoluções pacíficas e juntou-as a obras de consagrados artistas checos e portugueses. 

Porque é que Portugal, sem relações históricas especiais com a Republica Checa está tão presente nas comemorações dos 30 anos da revolução de veludo? A resposta descobre-se à entrada. Ao fundo destaca-se um vídeo com a manifestação dos jovens que em 89 foram apoiar com flores o fim do comunismo.

O museu Nacional técnico em Praga exibe com orgulho todo o tipo de máquinas produzidas pela poderosa indústria tecnológica da Checoslováquia durante o século XX. Ao fundo entre várias relíquias automóveis do período da Guerra Fria, aparece um carro azul. Este  Renault que parece completamente  deslocado no museu é no entanto, um dos objectos mais valiosos. Foi o carro em que Vaclav Havel tomou posse em 29 de Dezembro de 1989 e originalmente tinha matricula portuguesa.

Mas onde há rosas há espinhos. O primeiro espinho foi a dívida por pagar das 50 mil rosas. Mas não foi o único espinho. Seis meses depois o jornal O Independente noticia que o carro oferecido a Havel também estava para pagar.

Para surpresa de todos a Renault portuguesa exigia o pagamento do carro que afinal não fora oferecido. 30 anos depois a RTP revela o que se passou, no programa:

São 50 mil Rosas senhor Havel … e um carro.

 Um programa de Jacinto Godinho e Carlos Oliveira. 

2020-04-06T19:43:53+00:00