Maria do Carmo Piçarra, Keynote Speaker no Spring Seminar 2020 – Revolution & Cinema

A investigadora integrada do ICNOVA, é uma das oradoras convidadas do Spring Seminar 2020 · Revolution & Cinema, que decorrerá na Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto, de 7 a 8 de maio de 2020.

Call for Papers: 1 de Fevereiro de 2020

Oradores e artistas confirmados até ao momento:

Ângela Ferreira
Ros Gray
Maria do Carmo Piçarra
Isabel Capeloa Gil
June Givanni*
Billy Woodberry

*A confirmar

Os campos do cinema e das artes visuais contemporâneas têm-se posicionado, nos últimos anos, a partir da perspetiva de recuperação de uma memória histórica dos povos colonizados. Esta recuperação tem sido feita quer pela utilização de imagens, quer pela recuperação dos filmes produzidos por cineastas e artistas nativos (recuperados dos arquivos), permitindo a desocultação de um imaginário próprio, muito construído a partir das revoluções operadas depois da saída dos países ocidentais

A própria academia tem produzido uma série de livros e textos que pretendem documentar e pensar estes arquivos, assim como estes cinemas e objetos artísticos nacionais, dando-lhes um lugar de visibilidade, contrariando cânones estabelecidos do cinema e a sua mundividência ocidental. No Spring Seminar, será lançado o livro Cinemas of the Mozambican Revolution, da professora Ros Gray, que traça uma história do INC (instituto de cinema de Moçambique) e do cinema feito por realizadores militantes moçambicanos.

Neste seminário, pretendemos discutir esta recuperação, quer a partir desta história silenciada de um cinema e/ou arte nacional dos povos colonizados, quer a partir de artistas e cineastas ocidentais que trabalham sobre este legado a partir de uma perspetiva pós-colonial.

Serão aceites comunicações que discutam os seguintes temas:

• Legado pós-colonial no cinema e nas artes visuais
  • Movimentos de descolonização e sua relação com o cinema e as artes visuais
  • O terceiro cinema
  • Descolonização das histórias do cinema e da arte
  • Formas coletivas de produção cinematográfica e artística
  • O papel do cinema político
  • A arte ativista ou a relação da arte com a política
  • Outras formas de pensar o cinema como forma artística revolucionária

WEBSITE > AQUI

+ info: springseminar.arts@porto.ucp.pt