Investigadores do ICNOVA assinam artigo na ICONO14

O mais recente número da revista ICONO 14 (v. 18 n. 1 (2020): Métodos computacionais em comunicação ) inclui um artigo de Janna Joceli Omena, doutoranda na Universidade Nova de Lisboa, ICNOVA – iNOVA Media Lab, e de António Granado, Professor na Universidade Nova de Lisboa, ICNOVA – iNOVA Media Lab, intitulado Call into the platform! Merging platform grammatization and practical knowledge to study digital networks.

Resumo:

Este artigo introduz uma perspectiva de pesquisa média como base fundamental para o trabalho de campo das Ciências Sociais e da Comunicação. Partindo das possibilidades das redes digitais, aponta para a importância de combinar conhecimentos sobre gramatização de plataformas com práticas de pesquisa de dados (captura, mineração, análise e visualização). É a isso que chamamos de chamada para a plataforma. Em vez de desviarmos nossa atenção do objeto de estudo para focarmos principalmente no trabalho de campo técnico, assumimos este último como algo que faz parte da pesquisa em ciências sociais digitais. Para tal, apresentamos o caso das Universidades Portuguesas no Facebook, que abrange todas as universidades públicas em Portugal, incluindo uma privada. O estudo questiona como as redes digitais servem os estudos de comunicação e ciências sociais. Para responder a esta questão, explorámos duas redes digitais distintas que lançam luz nas ligações institucionais e na cultura visual do ensino superior em Portugal. A primeira, Facebook Page Like network, compreende todas as ligações feitas por uma determinada página; o acto de gostar de outras páginas ou de ser apreciado em troca. A segunda é construída sobre as possibilidades da visão informática e retrata as ligações entre as imagens e as suas etiquetas descritivas: uma rede de imagens da linha temporal das Páginas do Facebook. Além de proporcionar novas maneiras de projetar e implementar pesquisas que podem ser redirecionadas para diferentes estudos, a principal contribuição deste trabalho é abraçar os métodos do meio como chave para as ciências sociais digitais.

O artigo está disponível em Open access aqui.

2020-04-07T15:13:18+00:00