Publicado o Livro de Atas do I Congresso Ibérico de Semiótica “Modas, Modos, Maneiras”

Já se encontra disponível o Livro de Atas do I Congresso Ibérico de Semiótica Modas, Modos, Maneiras, editado por Maria Augusta Babo (NOVA FCSH, ICNOVA) e Jorge Lozano (Universidade Complutense de Madrid, Associação Espanhola de Semiótica).

O novo ebook do ICNOVA inclui artigos apresentados nas sessões paralelas do Congresso, tendo sido submetidos a um processo de avaliação cega por parte dos membros da Comissão Científica.

“A moda foi objecto de uma especial atenção em importantes trabalhos semióticos, entre os quais se destacam os de Bogatyrev, Jakobson, Barthes, Greimas, Eco e Fabbri. A contribuição de Simmel para uma sociologia da moda deve ser assinalada tal como a de Yuri M. Lotman, que definia a moda como “metrónomo do desenvolvimento cultural”, quer dizer, do devir histórico de uma cultura.

“A interdefinição dos termos modas, modos e maneiras, em cujo núcleo semântico se encontra a questão da morfologia, certifica a importância de uma reflexão sobre modos de existência semiótica. Desta forma pretende-se abarcar distintas manifestações semióticas: desde os modos, entendidos seja como limite ou fronteira, seja como permanência temporal (maneiras, costumes), até à moda no sentido de forma e de acontecimento”.

2020-03-30T11:20:28+00:00