II Encontro do GT em Género e Sexualidades da Sopcom // Global Media Monitoring Project | FLUC – 17 de março de 2020

A coordenação do Grupo de Trabalho em Género e Sexualidades (GT-G&Ss) da SOPCOM realizará, no próximo dia 17 de março de 2020, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), o II Encontro do GT-G&Ss, cujo objetivo é fomentar, entre os membros do GT, práticas de atuação partilhada e parcerias de trabalho regular.

É, ainda, nosso intuito incentivar à participação dos membros do GT-G&Ss na edição de 2020 do Global Media Monitoring Project (GMMP) (http://whomakesthenews.org ), um projeto colaborativo à escala mundial, baseado em trabalho voluntário e direcionado para a monitorização de (des)equilíbrios de género presentes nas notícias. Por essa razão, este II Encontro permitirá a participação num dos Media Monitoring Workshops – Género nos Media: Teoria e Prática, promovidos em parceria, também com o nosso GT, pela Secção de Comunicação da FLUC, que mais uma vez acolhe e coordena a participação portuguesa no GMMP.

Agradecemos a confirmação da presença até ao próximo dia 1 de março, a fim de garantirmos a participação no Workshop e de reservarmos um local para um almoço de trabalho em conjunto. Contacto: generoesexualidades.sopcom@gmail.com .

LOCAL FLUC – Colégio de S. Jerónimo – Sala Multimédia

PROGRAMA

9h15 Boas-vindas
9h30 Apresentação das/os participantes e respetivas áreas de trabalho e de interesse
10h00 Media Monitoring Workshop – Género nos Media: Teoria e Prática
12h30 Almoço de trabalho: discussão de linhas agregadoras e de atividades futuras
14h30 Media Monitoring Workshop – Género nos Media: Teoria e Prática
18h00 Reunião de preparação de Colóquio a organizar, preferencialmente em outubro de 2020 19h00 Encerramento da atividade

Comissão Organizadora

Rita Basílio de Simões (Coordenadora)
Carla Martins (Coordenadora-adjunta)

Media Monitoring Workshops Género nos media: teoria e prática FLUC

As preocupações com os profundos desequilíbrios relativamente ao lugar e ao papel desempenhado por homens e mulheres nos textos mediáticos têm ocupado um lugar central na investigação dirigida para o estudo das representações de género. Baseado num projeto colaborativo à escala mundial, o Global Media Monitoring Project (GMMP) http://whomakesthenews.org tem mensurado a extensão destes desequilíbrios nas notícias produzidas em largas dezenas de países, criando, ao mesmo tempo, consciência crítica e desenvolvendo competências para monitorizar os meios de comunicação.

Desde 1995, e a cada cinco anos, que as operações internacionais de monitorização têm mostrado progressos extremamente lentos em matéria da presença e da voz das mulheres no discurso público veiculado pelos media de informação. Esta é também a realidade portuguesa, envolvida nas últimas edições deste projeto através da participação de docentes e de estudantes de Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Uma vez mais, é a FLUC que acolhe e coordena a participação portuguesa na edição de 2020 do GMMP, através da sua Secção de Comunicação.

Os resultados do último GMMP, decorrido em 2015, mostram que as notícias não apenas continuam a apresentar uma visão do mundo centrada no homem e na perspetiva masculina, como também permanecem marcadas por preconceitos e estereótipos de género, considerados âncoras das desigualdades, da discriminação e da violência contra as mulheres. A edição de 2020 deste projeto permitir-nos-á avaliar em que medida evoluíram estes dados, refletir sobre os métodos de monitorização dos media e aplicar a metodologia e os instrumentos criados pelo GMMP.

A proposta dos Media Monitoring Workshops – Género nos Media: Teoria e Prática é permitir pensar e aplicar formas de monitorização dos media. Dirigidos a estudantes, investigadoras/es, profissionais do jornalismo e da comunicação e ativistas, os Workshops estão também abertos à comunidade em geral. Pretendem 1) desenvolver o conhecimento sobre metodologias de monitorização de conteúdos mediáticos; 2) fornecer competências específicas no domínio da metodologia do GMMP; 3) discutir e aumentar a consciência crítica relativamente ao papel dos media nas (des)igualdades de género.

O primeiro Workshop decorrerá no próximo dia 6 de março de 2020, na FLUC (10h00 -12h30 | 14h30 – 18h00), na Sala Multimédia (Colégio de S. Jerónimo)

Especialistas: Carla Martins (ULTH e ICNOVA), Entidade Reguladora para a Comunicação Social (especialista a confirmar), Inês Amaral (FLUC), Maria João Silveirinha (FLUC e ICNOVA), Rita Basílio Simões (FLUC/Coordenadora Regional do GMMP)

Local: Sala Multimédia (Colégio de S. Jerónimo) da FLUC Inscrições: Gratuitas, mas obrigatórias (vagas limitadas) Inscrições até 23 de fevereiro através do link https://forms.gle/5n6HLtbNxXtuAVZZ6

Organização

Secção de Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) Grupo de Trabalho em Género e Sexualidades (GT-G&Ss) da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM)

Comissão organizadora

Rita Basílio Simões (FLUC)
Maria João Silveirinha (FLUCe ICNOVA)
Inês Amaral (FLUC)

Contacto: mediamonitoringworkshops@gmail.com

2020-04-13T17:42:49+00:00