Marina Magalhães lança novo livro

A investigadora do ICNOVA, Marina Magalhães, lançou, no dia 3 de março, nas plataformas digitais, o seu livro “MANIFESTE-SE! O manifesto como experiência educomunicativa”, com chancela da Editora Marca de Fantasia.

“Manifeste-se! O manifesto como experiência educomunicativa” nasceu do debate em sala de aula promovido pela professora Marina Magalhães sobre a questão da representação nas artes e no cenário mediático brasileiro. O livro partiu do verbo “manifestar” para o seu substantivo, “o manifesto”, a sua expressão prática, tomada como ferramenta metodológica para a experiência educomunicativa.

A fim de estimular o potencial de expressividade dos estudantes de Educomunicação através do campo artístico, os estudantes foram convidados a elaborar manifestos, inspirados nos movimentos culturais que contribuíram para a construção de um imaginário sobre a realidade nacional e regional brasileira. Após uma série de aulas teóricas e dialógicas, os alunos foram provocados a produzir suas próprias mensagens, com escolha livre do tema, desde que contemplasse a dimensão da diversidade cultural do país.

O livro, dividido em duas partes, reúne alguns dos manifestos que serviram de inspiração para a atividade (os manifestos “Pau-Brasil”, “Tropicália” e “Caranguejos com cérebro”) e outros produzidos por 23 estudantes, verdadeiros gritos de alerta contra o machismo (“Paraíba feminina, sim sinhô!”), a transfobia (“A vida que ninguém quer ver”), o desmonte das universidades públicas brasileiras (“Desculpe a balbúrdia: estamos lutando pelo futuro da educação”) e os casos de autoritarismo denunciados em espaços institucionais de universidades públicas (“Manifesto das humanas para humanos”). Tal experiência revelou como a Universidade é considerada por muitos estudantes como uma verdadeira casa, um território de liberdade e acolhimento para a expressão e a diversidade em todas as suas formas.

O livro pode ser descarregado gratuitamente na página da editora: https:/./www.marcadefantasia.com/livros/veredas/manifeste-se/manifeste-se.html

MAGALHÃES, Marina (org.). (2020). MANIFESTE-SE! O manifesto como experiência educomunicativa. João Pessoa, Brasil: Editora Marca de Fantasia. ISBN 978-65-86031-01-0.

2020-03-30T11:31:42+00:00