FCT prorroga Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2020

A FCT informa que as data de candidatura do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2020  foi prorrogada até 28 de abril de 2020.

Esta necessidade de adiamento decorre dos recentes desenvolvimentos relacionados com a pandemia SARS-CoV-2/COVID-19, que está a condicionar o trabalho da comunidade científica, assim como de todos os outros sectores da nossa sociedade. A FCT procura desta forma responder às solicitações enviadas pelos candidatos, que nas suas exposições manifestaram constrangimentos para a concretização dos processos, nomeadamente ao nível de tempo e de acesso à documentação necessária para submeterem as candidaturas.

Recordamos que este ano a submissão de candidaturas para o Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento é feita no portal myFCT, que é o novo sistema online para gerir  o processo de candidatura, avaliação e aprovação das bolsas. O ano passado a FCT já tinha introduzido a plataforma curricular CIÊNCIAVITAE, uma novidade que veio agilizar o processo organização e submissão do currículo dos candidatos.

As Bolsas de Investigação para Doutoramento são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação de cientistas em todas as áreas do conhecimento na obtenção do grau académico de Doutor. Permitem aos investigadores dedicarem-se em exclusivo à sua investigação, deste modo contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. A FCT apoia atualmente cerca de 5 mil bolsas de doutoramento.

As atividades de investigação a realizar pelos candidatos no âmbito das bolsas a atribuir neste concurso podem ser desenvolvidas em qualquer ambiente de produção e difusão de conhecimento, nacional ou internacional. As instituições de acolhimento podem ser instituições de ensino superior, unidades de I&D, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos, Centros de Interface Tecnológico, Laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, hospitais e unidades de cuidados de saúde, outras entidades integradas na Administração Pública onde sejam desenvolvidas atividades de I&D, instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D, empresas cuja atividade haja sido reconhecida como de interesse científico ou consórcios em que participem qualquer uma destas entidades.

O Instituto de Comunicação da NOVA – ICNOVA e os seus investigadores, membros integrados, acolhem demonstrações de interesse, enquanto instituição de acolhimento, de candidatos/as a este concurso individual de Bolsas de Doutoramento promovido pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.

2020-03-21T14:28:28+00:00