Chamada para pré-conferência ECREA 2020 (Prazo alargado)

“Crianças, jovens e média” é o tema de uma das pré-conferências da ECREA 2020. Agendado para dia 2 de outubro de 2020, este evento adotará a forma de um workshop sobre ética e direitos das crianças na era digital e é organizado pela Secção Children, Youth and Media da ECREA.

Descrição
O objetivo deste evento é envolver interativamente os participantes num diálogo frutífero sobre “Ética e direitos das crianças”. Os participantes são incentivados a debater as suas investigações em pequenos grupos, num workshop dirigido por um Investigador Sénior. Nesse sentido, é pedido a cada participante que envie um resumo de 250 palavras sobre um dos dois temas seguintes, que serão distribuídos por duas sessões:

Sessão 1. Ética na investigação com crianças: Ao fazer investigação com crianças e jovens, surgem questões éticas em todas as etapas do ciclo de vida do projeto e convidam à reflexividade. Questões relacionadas com a confiança são levantadas quando: i) se estabelece contato com crianças e jovens. Os requisitos podem ser distintos em função do país, do local de pesquisa e dos grupos com os quais queremos fazer pesquisas; ii) se constrói um relacionamento e se procura negociar o consentimento para falar com crianças e jovens, assim como quando se procura explicar questões relacionadas com o anonimato e a confidencialidade; iii) se procura guardar e usar fotografias e vídeos de crianças e jovens como resultados da investigação (segurança, uso indevido, divulgação …); iv) se envolve crianças e jovens na análise dos dados e na divulgação dos resultados.

Sessão 2. Ética e direitos digitais das crianças: Há trinta anos, a Convenção da ONU não previa o ritmo acelerado da evolução digital e os desafios relacionados que as crianças e as famílias enfrentam. Desde então, o cenário digital tem sido cada vez mais acessível para as gerações mais jovens e as decisões para manter as crianças seguras online criaram tensões entre os direitos à proteção e à participação. Considerando alguns debates polarizados, as controvérsias sobre a inevitabilidade do digital na vida das crianças e procurando encontrar uma abordagem equilibrada, os investigadores são convidados a discutir e refletir sobre a ética relativa à proteção, participação e direitos das crianças. Como são estes direito transferidos para o digital? O que muda na esfera digital? Como podemos pensar adequadamente sobre esses direitos, ou seja, direito à privacidade, direitos de imagem e direito de representação pessoal?

Processo de envio e seleção:

Os resumos devem ser enviados até 15 de junho de 2020 para o seguinte e-mail: cym.ecrea2020@gmail.com

Os resumos devem ser enviados como anexo ao email, sem referência aos autores. As informações sobre os autores (nome, afiliação e detalhes de contato) devem ser incluídos na mensagem de email.

Numa fase seguinte, os resumos serão submetidos a uma revisão cega por pares e os autores dos resumos aceites deverão comunicar a sua participação até 02 de setembro de 2020.

Nota: não serão selecionados mais de 15 resumos para cada sessão. Os participantes devem enviar a sua proposta para o tema 1 ou para o tema 2. É possível participar do workshop sem nenhuma apresentação. Nesta situação, informe os organizadores sobre o seu interesse e faça o registo. O número total de participantes é limitado a 50.

Mais informação: https://cymecrea.wordpress.com/

Datas importantes
Data da pre-conferência: 02 outubro de 2020
Local: Braga, Portugal

Prazo de submissão de resumos: 15 de junho de 2020
Notificação aos autores: 30 de junho de 2020
Inscrição: a partir de 02 setembro de 2020

Cronograma preliminar e informações práticas:

A pré-conferência será encerrada antes da abertura da conferência principal da ECREA.
Haverá uma pequena taxa para cobrir presença e bebidas na pré-conferência:

35 € para não membros da Ecrea
30 € para membros da ECREA
15 € para doutorandos

Organização  Seção Children, Youth and Media , ECREA Section (CYM) (cym.ecrea2020@gmail.com)

Organizadores:

Sara Pereira (ICS/Universidade do Minho, CECS)
Cristina Ponte (FCSH/Universidade NOVA de Lisboa, ICNOVA)
Teresa Sofia Castro (FCSH/Universidade NOVA de Lisboa, ICNOVA)
Pedro Moura (ICS/Universidade do Minho, CECS)
Joana Fillol (ICS/Universidade do Minho, CECS)

: https://cymecrea.wordpress.com/