“Diálogos Atópicos”

Simpoiese: as formas pandêmicas do habitar” é o tema da série de abertura do programa “Diálogos Atópicos”, realizado pelo Centro Internacional de Pesquisa Atopos, do qual o ICNOVA é parceiro, que reúne entrevistas com teóricos, pesquisadores, profissionais e especialistas de diversas áreas, convidados a pensar a pandemia de COVID-19 na perspectiva do digital.
As entrevistas, mediadas por Marina Magalhães (ICNOVA/ UFCG) e por Matheus Soares (ECA/USP), são disponibilizadas quinzenalmente no canal do Youtube e no site do Atopos.

O primeiro episódio, “O vírus”, trouxe uma entrevista realizada por Matheus Soares, com o prof. Dr. João Pessoa Araújo Junior, professor Associado do Departamento de Microbiologia e Imunologia da UNESP de Botucatu (SP) e membro da Sociedade Brasileira de Microbiologia. O diálogo aborda o que são os vírus e as suas formas comunicativas com os seres humanos e com outras entidades. (link)

Neste segundo episódio, “As funções dos algoritmos na pandemia”, a prof. Marina Magalhães, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e professora da Universidade Federal de Campina Grande, entrevista o Prof. Mario Pireddu, doutor em Teoria da Informação e Comunicação e professor da Universidade de Tuscia (Itália), onde coordena o curso de Graduação em Formação Digital. O diálogo aborda o que são os algoritmos, como funcionam e que papel desenvolvem, entre outras tecnologias digitais, em tempos de pandemia. (link)

2020-05-08T15:43:31+00:00