O prazo para submissão de resumos à pré-conferência da ECREA 2020 – “Improving public participation through strategic communication” foi alargado até 15 de junho de 2020 .
O evento, organizado pela ECREA Organizational and Institutional Communication SOPCOM Working Group Advertising SOPCOM Working Group, terá lugar em Braga, a 2 de outubro de 2020.
“Como promover a participação dos públicos através da Comunicação Estratégica?”
Vivemos numa era em que de forma permanente procuramos novas respostas para os desafios ambientais, políticos e sociais contemporâneos. Os públicos, enquanto produtores, receptores ou utilizadores, têm um amplo acesso à informação e estão cada vez mais expostos à comunicação das organizações, sendo um elemento essencial nessa equação.
Os públicos estão na origem das mudanças de paradigmas, portanto, têm o poder de influenciar comportamentos, individualmente, ou fazendo parte de organizações. Por outro lado, ao atuarem como cidadãos, estes são simultaneamente agentes de mudança, com uma forte capacidade de influenciar a tomada de decisão.
Considerando o papel da comunicação estratégica, não apenas para as organizações, mas também para a sociedade, os “públicos” devem ser considerados como um elemento essencial.
Ao entender a comunicação como uma função estratégica com objetivos claros a serem alcançados, um mapeamento das partes interessadas, ou seja, o trabalho para e com os públicos deve ser tido em todo o processo. Por meio da comunicação estratégica e com base em ações de Relações Públicas e ações de Publicidade, é possível melhorar o conhecimento, atitudes e comportamentos do público.
Nesse contexto, a comunicação estratégica pode ser entendida como uma forma de aumentar a participação do público, assumindo-os como atores-chave num ambiente em mudança?
Keynote Speaker: Magda Pieczka, Queen Margaret University, Edimburgo
Serão aceites submissões sobre:
- Principais conceitos, perspectivas e paradigmas de pesquisa em comunicação estratégica;
- Abordagens metodológicas inovadoras para o estudo da comunicação estratégica;
- Estudos teóricos ou empíricos sobre públicos/cidadãos através da comunicação estratégica
- Desafios digitais na comunicação estratégica
- Medição do impacto da comunicação estratégica;
- Redefinição das fronteiras da comunicação estratégica;
- Projetos colaborativos em comunicação estratégica;
- O futuro da comunicação estratégica.
Comissão Científica:
- Ana Raposo, Instituto Politécnico de Lisboa
- Isidoro Arroyo, Universidade King Juan Carlos
- Ivone Ferreira, Universidade Nova
- Joep Cornelissen, Universidade Erasmus de Roterdão
- José Gabriel Andrade, Universidade do Minho
- Lars Thøger Christensen, Copenhagen Business School
- Pedro Hellín, Universidade de Múrcia
- Sara Balonas, Universidade do Minho
- Teresa Ruão, Universidade do Minho
Processo de envio e seleção: As apresentações na Conferência são baseadas em resumos de 500 palavras, a serem enviados até 15 de maio de 2020, para strategic.ecrea@ics.uminho.pt
Os resumos devem incluir o argumento principal, detalhes sobre a investigação, conceitos-chave, discussão e análise teórica e/ou metodológica (se relevante).
Observação: Todos os resumos submetidos devem ser anónimos, sem referência ao (s) autor (es). O resumo deve ser enviado como um anexo de email, incluindo o nome, afiliação e detalhes de contato na mensagem de email.
Os resumos estarão sujeitos a revisão por pares.
Os autores dos resumos aceites devem participar na Pré-conferência, realizando a comunicação presencialmente.
Inscrição:
- 35 € para não membros da ECREA
- 30 € para membros da ECREA
- 30 € para membros da SOPCOM
- 15 € para estudantes
Organização:
- José Gabriel Andrade, Universidade do Minho – jgandrade@ics.uminho.pt
- Ivone Ferreira, Universidade Nova – ivoneferreira@fcsh.unl.pt
- Ana Raposo, Instituto Politécnico de Lisboa – araposo@escs.ipl.pt
- Sara Balonas, Universidade do Minho – sarabalonas@ics.uminho.pt
A pré-conferência é organizada pelo Grupo de Trabalho em Comunicação Organizacional e Institucional da Sopcom e pelo Grupo de Trabalho em Publicidade da Sopcom
A pré-conferência é organizada com o apoio:
- Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho
- Instituto de Comunicação NOVA (ICNOVA) da Universidade Nova de Lisboa
- Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom)