7ª Oficina de Audiovisual – produção de filmes digitais

EDIÇÃO INTERNACIONAL ONLINE

De 23 de junho a 23 de julho
Terças, Quartas e Quintas-feiras – das  20h às 22h (PT) ou 16h às 18h (BR) /

DURAÇÃO – 60h (30h conferências + 30h exercícios)

OBJETIVOS
A 7a Oficina de Audiovisual é resultado de uma parceria feita pela NOVA com a Universidade de São Paulo que visa oferecer a membros destas universidades e de outras instituições acadêmicas e sociais  conteúdo teórico e prático introdutório para viabilizar a produção de seus próprios filmes em formato digital.
Ao longo da oficina serão apresentados conceitos e exercícios que auxiliam o trabalho de estudantes e pesquisadores em atividades de planejamento, organização, execução e finalização de seus materiais audiovisuais.
A Oficina é indicada para quem deseja conciliar os próprios objetivos de pesquisa e trabalhos de campo com a produção de conteúdo audiovisual. Embora apresente aspectos técnicos e teóricos relacionados a diferentes portes de produção a oficina prioriza o uso de equipamentos acessíveis como o telemóvel e câmeras portáteis e câmeras DSLR.

Durante todo o período da oficina (a/o)s participantes realizarão atividades individuais e em equipa  com o propósito de colocar em prática o conteúdo trabalhado em cada módulo. A oficina é gratuita e faz parte de um estudo mais amplo ligado à produção de conteúdo digital.

Introdução: visão geral da produção audiovisual.
Pesquisa: o uso do material audiovisual em pesquisa. Funções e etapas de produção de um filme.
Produção e realização: estudo, planeamento e organização dos recursos, orientação de equipe e criação de documentos de linguagem.
Edição: requisitos para edição, construção de  trilhas e linhas de tempo, edição e finalização.
Fotografia e som: câmeras digitais, enquadramento, luz, planos, estabilidade e som.
Roteiro/Guião: tipos de roteiros/guiões e adaptação para pesquisas.
Análise técnica de conteúdo relevante para a proposta da oficina.

ATIVIDADES
Execução de exercícios individuais e/ou em grupo nas diferentes funções abordadas na teoria. Elaboração de roteiro/guião adaptado com base em material de pesquisa. Elaboração e execução de plano de trabalho, definição de funções e escopo de projeto para os guiões. Definição de linguagem, documentos de realização, exercícios de preparação. Captação de áudio e vídeo colocando em execução os planos de produção e realização. Log/Arquivamento de material, processos de classificação e organização de material de captação, iluminação e áudio. Simulação ou execução de edição dos materiais captados e publicação. Apresentação dos resultados, publicação dos filmes e fechamento da oficina (certificação).

REQUISITOS

Acesso à internet, acessar a plataforma digital indicada (Zoom) com uso de câmera e microfone para interação com participantes, 16+

Via formulário (tinyurl.com/imargens7).
Mais informações: usp.br/imargens ou icnova.fcsh.unl.pt ou envie e-mail para: imargensusp@gmail.com.

Docentes responsáveis:
Profa. Dra. Carla Baptista (NOVA)
Prof. Dr. Álvaro Comin (USP)

Kit:

A – Apresentação e Programa da 7a. Oficina Introdutória de Audiovisual do LAPS-ImaRgens-ICNOVA-FCSH-NOVA – Junho e Julho de 2020

B – Convite 7a Oficina de Audiovisual NUPEPA-Imargens-LAPS por meio da parceria entre a USP e a NOVA de Lisboa – ICNOVA

C – Calendário da 7a Oficina de Audiovisual – NUPEPA-ICNOVA 2020 – v02

2020-06-03T11:09:21+00:00