“Media, informação e literacia: rumos e perspetivas”: Novo livro de Rita Basílio de Simões (ICNOVA, UC), Maria Beatriz Marques (UC) e João Figueira (UC)

Rita Basílio de Simões, investigadora integrada do ICNOVA e docente da Universidade de Coimbra, edita em co-autoria com Maria Beatriz Marques (UC) e João Figueira (UC), o livro “Media, informação e literacia: rumos e perspetivas” (Imprensa da Universidade de Coimbra). A obra resulta do “Congresso Internacional Literacias, Media e Informação”, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no segundo semestre ano de 2018.

Na primeira parte – “Rumos” –  encontramos um conjunto de textos que incidem sobre temáticas da actualidade, tais como a participação online e os discursos de ódio – “Participação online e conteúdo ofensivo”, capítulo assinado por Rita Basílio Simões e Carlos Camponez.

Na segunda parte – “Perspetivas” – trata-se de textos por convite dos editores. São traçados os percursos históricos do(s) conceito(s) de Literacia(s) e a trajetória da sua intitucionalização, quer como política pública, quer como disciplina, quer, ainda, como ethos profissional. Neste conjunto de trabalhos, Ilo Alexandre assina o capítulo da “História ilustrada do jornalismo de dados em Portugal”, recorrendo a exemplos de reportagens que usaram dados como fonte primeira de informação.

O prefácio é assinado pela Profª Isabel Ferin da Cunha.

2020-06-29T11:57:31+00:00