Chamada para trabalhos no e-book “Comunicação, Cidadania e Movimentos Sociais ” até 13 de outubro

Está aberta até 13 de outubro de 2020 a chamada para a receção de textos do e-book “Comunicação, Cidadania e Movimentos Sociais”, da responsabilidade de Caroline Kraus Luvizotto (Universidade Estadual Paulista – UNESP, Brasil), Isabel Ferin Cunha (Universidade de Coimbra/Universidade Nova de Lisboa – ICNOVA, Portugal) e prefácio de Piero Dominici (Università de Peruggia, Itália) com edição da Ria Editorial. Segundo a informação disponibilizada pelas organizadoras “A configuração e o fortalecimento dos grupos sociais, a qualidade da democracia e a produção incessante de informação e conhecimento na sociedade contemporânea suscitam novos olhares sobre a dinâmica social, sobretudo, sobre a participação cidadã, a configuração dos movimentos sociais, do ativismo e a atuação dos meios de comunicação”.

Os textos devem ser enviados para o email submissao.riaeditora@gmail.com com extensão DOC ou DOCX, fonte Times New Roman 12, espaço entrelinhas 1,5, e possuir entre 10 e 15 páginas. As cartas de aceite ou comunicações de recusa serão enviadas em 16/10/2020.

CONVOCATÓRIA EBOOK

Comunicação, Cidadania e Movimentos Sociais

Organizadoras:
Caroline Kraus Luvizotto (Universidade Estadual Paulista – UNESP, Brasil)
Isabel Ferin Cunha (Universidade de Coimbra/Universidade Nova de Lisboa, Portugal)

Prefácio internacional:
Piero Dominici (Università de Peruggia, Itália)

A configuração e o fortalecimento dos grupos sociais, a qualidade da democracia e a produção incessante de informação e conhecimento na sociedade contemporânea suscitam novos olhares sobre a dinâmica social, sobretudo, sobre a participação cidadã, a configuração dos movimentos sociais, do ativismo e a atuação dos meios de comunicação. Este livro pretende reunir pesquisas que versem sobre a relação Comunicação, Cidadania e Movimentos Sociais. Para tanto, propõe quatro eixos de debate:
Eixo 1 – Investigações sobre as formas de participação, engajamento, à formação de identidades e repertórios estratégicos e de protesto dos atores sociais;
Eixo 2 – Investigações sobre a ação dos movimentos sociais e de ativistas na internet, para criar, organizar, disseminar e registrar suas ações em rede;
Eixo 3 – Investigações sobre o uso dos meios de comunicação pelos movimentos sociais como incremento para a participação cidadã;
Eixo 4 – Perspectivas e desafios impostos para a participação cidadã, para a atuação dos movimentos sociais e para o ativismo digital a partir da pandemia do Covid-19. Incentivamos reflexões sobre casos empíricos e reflexões teóricas pertinentes a partir da literatura especializada.

Com essa preocupação, a Ria Editorial publicará o e-book “Comunicação, Cidadania e Movimentos Sociais”. Ria Editorial é uma editora portuguesa dedicada a publicar e-books académicos em formato open source (http://www.riaeditorial.com), com processo de avaliação por pares e reconhecido conselho editorial internacional. O livro visa reunir artigos que versem sobre tais lógicas, bem como sobre outras que fomentem um debate multidisciplinar, com foco na análise de experiências concretas à temática aqui abordada.

Convidamos os interessados a enviar texto para seleção e posterior integração aos nossos capítulos e ao prefácio internacional de Piero Dominici (Universidade de Peruggia, Itália). Selecionaremos o máximo de 16 textos para a publicação, que será distribuída gratuitamente em e-book. São aceitas contribuições escritas em português, espanhol ou inglês, em formato de estilo APA, disponível em https://myesecweb.esec.pt/pagina/cdi/ficheiros/docs/APA_6th.pdf. Os textos devem ser enviados ao email submissao.riaeditora@gmail.com até o dia 13/10/2020 em arquivo com extensão DOC ou DOCX, fonte Times New Roman 12, espaço entrelinhas 1,5, e possuir entre 10 e 15 páginas. As cartas de aceite ou comunicações de recusa serão enviadas em 16/10/2020.

Será cobrada pela editora a taxa de adesão de 100 Euros para a publicação de cada texto selecionado (independente do número de autores), realizado em duas parcelas ao valor de 50 Euros, com vencimentos em 21/10/2020 e 21/11/2020, via PayPal. O valor será direcionado para cobrir os custos de ISBN (emitido em Portugal), assim como o projeto gráfico. A obra, disponibilizada gratuitamente, será publicada em 25/11/2020.

2020-07-14T10:54:28+00:00