Chakè Matossian na abertura do Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação

No próximo dia 02 de outubro, pelas 14h00, terá lugar no Colégio Almada Negreiros  – Campus de Campolide (NOVA FCSH, Auditório A102), a Conferência de Abertura do Curso de Doutoramento em Ciências da Comunicação da NOVA FCSH. Este ano a nossa convidada é a Professora Chakè Matossian (Académie Royale des Beaux-Arts de Bruxelles) que abordará o tema “Anatomia : questões relativas a uma forma de representação do corpo”.

Anatomia : questões relativas a uma forma de representação do corpo

A anatomia é apoiada por uma encenação do corpo, ela atravessa a mitologia, a filosofia, o direito e as artes, disciplinas que parecem estar unidas no mito de Marsyas, que será o nosso ponto de partida. Um percurso será proposto através de certas obras (filosóficas, teóricas e visuais de Vesalio a Anish Kapoor passando por Michelangelo ou Rembrandt e Jarmusch…) para pôr em evidência como o ideal (ou o fantasma) do corpo transparente conjuntamente com o enigma da vida permanecem subjacentes ao gesto anatómico. Incapaz de criar o corpo vivo, a tecnologia ultrapassou-o e substituiu-se por ele, tornando o corpo de hoje numa coisa obsoleta, num excedente.

O  evento é destinado em particular aos alunos do 3º ciclo. Há um número reduzido de lugares extra, eventuais interessados em assistir devem inscrever-se através do mail: patriciacontreiras@fcsh.unl.pt

BIO: A Professora Chakè Matossian, é filósofa (Université Libre de Bruxelles) e doutorada em Teoria da comunicação pela UNL (o primeiro Doutoramento do Dpto de Comunicação). Foi professora no Departamento de Comunicação da UNL até 1993 e depois na Académie Royale des Beaux-Arts de Bruxelles. Tem publicado numerosos artigos em revistas académicas, textos de catálogos e participa em simpósios internacionais.

Entre os seus livros, publicado por La Part de l’Œil em Bruxelas:
Espace public et représentations ; 1996
Fils d’Arachné – les tableaux de Michelet ; 1998
Les Admirables secrets de l’Ararat – Vinci, Dürer et Michel-Ange sur les traces d’Er et Noé, 2009
Dirigiu também na mesma editora o livro : Art, anatomie, trois siècles d’évolution des représentations du corps, 2007.

publicado por Droz, Genebra:
Saturne et le Sphinx (Proudhon, Courbet et l’art justicier), 2002
« Et je ne portai plus d’autre habit », Rousseau l’Arménien, 2014

Livros colectivos recentes :
Le corps de verre : métaphysique de l’anatomie, Le corps transparent, sous la direction de Victor Stoichita, Roma, L’Erma di Brestschneider, 2013.

Plis et replis de l’usure : l’inachèvement à l’œuvre, L’Usure – excès d’usages et bénéfices de l’art, Presses Universitaires de Bordeaux, 2016

Les Entretiens de la Garenne Lemot, sob a direcção de Jackie Pigeaud e Baldine Saint Girons, Presses universitaires de Rennes, cujas duas últimas publicações são :
* Combien ai-je dormi ?, Eveil, XXIe Entretiens de La Garenne Lemot, Presses Universitaires de Rennes, 2019
* « Je me vis dans la glace et je me fis presque peur », La connaissance de soi, XXIIe Entretiens de La Garenne Lemot, Presses Universitaires de Rennes, 2020.

Últimos artigos publicados na revista anual de estética La Part de l’ l’Œil em Bruxelas :
– « Gribouiller, griffonner, le dessin à l’oeuvre », La Part de l’Œil , n°29, 2014-2015.

– « L’émanation du film – William Blake et Dead Man de Jim Jarmusch », La Part de l’Œil, n°30, 2016-2017.

– « ‘Invisible mais présent en esprit’ : le Séducteur de Kierkegaard », La Part de l’Œil , n°31, 2017-2018.

– « Marcel Duchamp et le Séducteur kierkegaardien », La Part de l’Œil, n°32, 2018- 2019.

Matossian deu várias palestras no Collège de France, as duas últimas das quais podem ser encontradas em vídeo no site do Collège de France.

– « ‘Invisible mais présent en esprit’ : le Séducteur de Kierkegaard », Collège de France, Paris, 2 mars 2017. https://www.college-de-france.fr/site/carloossola/seminar-2017-03-02-10h00.htm

– « Jurgis Baltrušaitis », Collège de France, séminaire de Carlo Ossola intitulé « Maîtres oubliés », Paris, 13 Février 2020. https://www.college-defrance.fr/site/carlo-ossola/seminar-2020-02-13-10h00.htm

2020-09-30T22:44:24+00:00