Organizadores do livro electrónico:
Teresa Mendes Flores (Universidade Nova de Lisboa, ICNOVA – Portugal)
Sílvio Marcus Correa (Universidade Federal de Santa Catarina – Brasil)
Editora: Coleção ICNOVA edições
Novo prazo: 30 de outubro, 2020
A coleção de livros ICNOVA prepara um livro eletrónico que reúne alguns dos textos apresentados na jornada de trabalhos Imagens&Arquivos, que se realizou em 2019, e propõe-se aprofundar as relações entre a investigação histórica, artística, antropológica e cultural e as imagens fotográficas e fílmicas preservadas em arquivos, públicos ou privados. O estatuto documental destas imagens, os seus contextos e formas de recontextualização, de exposição e exibição atuais, as múltiplas histórias com que se relacionam e as relações de poder que as produziram e que elas tendem a reproduzir são alguns dos temas que queremos convocar, no contexto do “material turn” nas ciências sociais e nas artes. A importância das materialidades surge num momento em que os arquivos se expandem através de programas de digitalização e acessibilidade que colocam novos desafios e oportunidades, tanto às práticas de investigação como às práticas artísticas. As questões ontológicas da imagem nestes arquivos “duplicados” são também importantes para esta edição.
Consideram-se a diversidade de materialidades fotográficas e tipologias de filmes, ao longo das suas histórias, assim como interações desenvolvidas com outros tipos de imagens. Acolhemos ainda conceptualizações sobre o arquivo enquanto discurso e, ele próprio, uma espécie de medium. São também pertinentes, as questões de conservação destas imagens e as suas formas de circulação e acessibilidade.
Aceitamos, propostas de capítulos ou ensaios visuais sobre estes temas, em português ou inglês, até ao dia 30 de setembro 30 de outubro, para os emails dos organizadores teresaflores@fcsh.unl.pt e silvio.correa@ufsc.br.
Os ensaios visuais deverão ser enviados para sorayavasconcelos@fcsh.unl.pt
Todos os capítulos serão sujeitos ao sistema de dupla arbitragem cega.
O livro será publicado em formato de ebook, acessível de modo gratuito, na coleção ICNOVA (https://www.icnova.fcsh.unl.pt/livros-icnova/), no site do ICNOVA.
Esta proposta é promovida no âmbito do projeto de investigação Photo Impulse. Para mais informações sobre o projeto visite o site (https://www.photoimpulse.fcsh.unl.pt/pt/inicio/)
Índice provisório
Introdução
Pesquisas em arquivos fotográficos e fílmicos
Arte arquivística: Imagens de arquivo nas artes
Exibir imagens de arquivo
Conservação e restauro de imagens de arquivo
Ensaios visuais
Formato dos textos
Até 10 000 palavras (recomendação), com o sistema de referência APA 6ª edição.
Os textos podem ser em português ou em inglês, pois trata-se de uma edição bilingue.
As imagens são colocadas no texto com as respetivas legendas.
Formato dos ensaios visuais
Até 12 páginas, o ensaio poderá ser inteiramente visual ou combinar imagem e texto (português ou inglês), o elemento visual do ensaio deve ser parte integrante do argumento ou das ideias expressas e não servir como exemplo ou ilustração. A submissão deve incluir um texto introdutório (150-300 palavras) que ajude a compreender o ensaio e a sua pertinência em relação ao tema; deve ser dada particular atenção à paginação das imagens/textos, sendo acompanhado de um ficheiro PDF com paginação sugerida para 17×24,5cm 300ppi.
(informação útil: https://catoolkit.herts.ac.uk/toolkit/the-visual-essay/)
Data de publicação
Inverno de 2020
Contactos:
Apoio editorial: patriciacontreiras@fcsh.unl.pt
Coordenação dos ensaios visuais: sorayavasconcelos@fcsh.unl.pt
Coordenadores do e-book: teresaflores@fcsh.unl.pt ; silvio.correa@ufsc.br.