Disponível Media & Jornalismo com o tema “O Ensino e o Estudo dos Media e de Jornalismo – Tributo a Nelson Traquina”

Acaba de ser lançado o número 37 da Media & Jornalismo, numa edição temática muito especial dedicada a Nelson Traquina, fundador da revista e figura marcante no estudo dos media e jornalismo em Portugal e no Brasil. 

A organização deste número esteve a cargo de Marisa Torres da Silva, Carla Baptista e Francisco Rui Cádima e conta com as contribuições de investigadores que partilharam com Nelson Traquina percursos, carreiras, amizades e uma profunda admiração. 

Os artigos que compõem esta edição especialíssima são reveladores não apenas da proximidade científica aos diversos temas que Traquina abordou ao longo do seu profícuo percurso académico, mas sobretudo da relevância do seu trabalho na atualidade e nas apropriações que inspirou em tantos académicos. 

Os leitores encontrarão contributos ricos que atravessam as dimensões principais da carreira académica e investigativa de Nelson Traquina: o jornalismo, os estudos visuais, a investigação em estudos dos media, os efeitos do entretenimento e a desregulação progressiva do mercado televisivo, a história dos media (imprensa e rádio) e as transformações na comunicação política e no espaço público.

A edição tem como artigo de abertura um texto inédito de Michael Schudson, intitulado “The Revolution in News that Nobody Named”. 

Este número da revista Media & Jornalismo será apresentado publicamente no dia 26 de novembro, no Colégio Almada Negreiros, às 17h. Mais detalhes sobre o programa serão divulgados em breve. 

O número está disponível em acesso aberto aqui. 

2020-10-22T16:27:34+00:00