Novas estratégias políticas para os Espaços Europeu de Educação e de Investigação

A Comissão Europeia publicou novas estratégias políticas para o Espaço Europeu para a Educação (EEE) e para o Espaço Europeu da Investigação (EEI).

Espaço Europeu da Educação tem como como objetivos concretizar até 2025 um maior investimento e uma cooperação mais estreita entre os Estados-Membros para o aumento da qualidade e variedade da oferta de ensino e formação da UE.  O EEE estabelece seis dimensões:

• qualidade;
  • inclusão e igualdade de género;
  • transições ecológica e digital;
  • professores;
  • ensino superior;
  • uma Europa mais forte no mundo.

As iniciativas abrangem formas de melhorar a qualidade, em especial no que diz respeito às competências básicas e digitais, tornar a educação escolar mais inclusiva e sintonizada com as questões de género e melhorar o sucesso escolar. Contribuirão para reforçar a compreensão de temas como as alterações climáticas e a sustentabilidade, promover a ecologização das infraestruturas de ensino, apoiar a profissão docente, prosseguir a implantação das universidades europeias e reforçar a conectividade entre as instituições de ensino e formação.

Espaço Europeu para a Investigação pretende consolidar o espaço europeu para a Investigação e Inovação (I&I). Define objetivos e iniciativas para os Estados-membros para a concretização deste novo espaço. A nova estratégia define quatro novas prioridades:
1. Priorizar os investimentos em I&I e as reformas no sentido da transição verde e digital, para apoiar a recuperação da Europa e aumentar a sua competitividade;
2. Melhorar o acesso a infraestruturas (tecnológicas) para investigadores em toda a UE;
3. Transferir os resultados para a economia para impulsionar os investimentos empresariais e a absorção pelo mercado dos resultados da investigação;
4. Fortalecer a mobilidade e a carreira de investigadores e o livre fluxo de conhecimento e tecnologia.

Algumas das ações mais relevantes incluem a definição de um conjunto ferramentas e recursos de apoio à progressão na carreira dos investigadores; o desenvolvimento de um roteiro de ações de sinergias entre o ensino superior e a investigação; o desenvolvimento de planos inclusivos de igualdade de género com os Estados- Membros no domínio da I&I e o desenvolvimento de Pacto para a Investigação e Inovação na Europa, para a governação do EEI.

2020-11-02T22:15:32+00:00