Ciclo Amália e os Média, um ensaio expandido coordenado por Cláudia Madeira

No próximo dia 26 de Outubro de 2020 inicia o ciclo Amália e os Média, um ensaio expandido, coordenado por Cláudia Madeira, docente e investigadora integrada do ICNOVA da FCSH/NOVA.  O programa é constituído por uma visita-guiada à exposição Amália e os Média: um ensaio com o curador Rui Orfão, patente no Museu das Comunicações, e apresentações proferidas por Mário Carvalho (jornalista), Emília Tavares (curadora), Rui Vieira Nery (musicólogo) e Margarida Mestre (performer), em torno das representações, performances e performatividades de Amália Rodrigues em várias das suas dimensões.

O projecto inscreve-se no âmbito do Seminário Permanente do grupo Performance & Cognição do ICNOVA e do cluster Performance & Performatividade na Arte do ICNOVA/IHA, com a parceria da Fundação Portuguesa das Comunicações e da Fundação Amália Rodrigues. O ciclo terminará no dia 16 de Dezembro com uma mostra do Laboratório de Drama e Comunicação da disciplina dos alunos de Teorias do Drama e do Espectáculo da licenciatura de Ciências da Comunicação no Museu das Comunicações. Essa mostra terá por júri Rui Orfão, Carlos Pessoa e Cláudia Madeira.

O ciclo terá apresentação online aberta ao público geral.

Download do programa anexo.

Amália e os Média: Um Ensaio Expandido: representações, performances e performatividades

Os testemunhos, os arquivos e repertórios que nos chegam hoje de Amália Rodrigues mostram-nos que não há uma mas múltiplas representações de Amália, dependendo de quem a vê e como a vê ou ouve. Os avanços da tecnologia e os seus reflexos nos vários dispositivos mediáticos permitiram a captação da sua voz e imagem no mundo interligado da canção, de que se destaca o fado, como género específico que cantou não só em Portugal mas em diversos países, da poesia e dos seus diversos autores onde ela própria também se inclui, mas também da rádio, da fotografia, do cinema e do teatro. Permitiram ainda alimentar as representações disseminadas pelos jornais e revistas, desde a sua faceta mais íntima à construção da sua celebridade pelos média, mas, também, as sempre renovadas representações, performances e performatividades artísticas, na música, no teatro e performance, cinema e mesmo em diversas exposições artísticas.

Coordenação:
Cláudia Madeira (ICNOVA/FCSH/NOVA)

Apoio e Parcerias:

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa:
Teorias do Drama e do Espectáculo/ Licenciatura de Ciências da Comunicação, FCSH/NOVA
ICNOVA, Linha de investigação Performance & Cognição
Cluster Performance & Performatividade ICNOVA/IHA/FCSH/NOVA
Fundação Portuguesa das Comunicações
Fundação Amália Rodrigues
Teatro Taborda/Teatro da Garagem

Programa:

——————————————————-

Amália e os Média: Um Ensaio

Visita Guiada à exposição patente na Galeria das Arcadas da Fundação Portuguesa das Comunicações com o curador Rui Orfão 26/10/2020 das 14.00 às 16.00 (aula aberta exclusivamente  online via zoom:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84285478087  (ID da reunião: 842 8547 8087)

———————————————————

Amália Rodrigues: Representações

Conversa 28/10/2020 das 16.00 às 18.00 (aula aberta exclusivamente online via zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83589019784  (ID da reunião: 835 8901 9784)

Miguel Carvalho, jornalista e escritor da recente obra Amália Ditadura e Revolução – A história secreta Emília Tavares, curadora e investigadora, co-comissária da exposição Amália, Coração Independente, apresentada no Museu Coleção Berardo e Museu EDP, em 2009, apresentam-nos duas abordagens à figura de Amália Rodrigues: a primeira jornalística em torno da sua vivência pessoal e artística, quer no período de Ditadura, quer no período de Revolução democrática, em Portugal; a segunda em torno das representações artísticas produzidas para uma exposição de artes plásticas.

——————————————————–

Amália Rodrigues: Performatividades

Conversa 2/11/2020 das 14.00 às 16.00 (aula aberta exclusivamente online via zoom:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83986082350  (ID da reunião: 839 8608 2350)

Rui Vieira Nery, Professor e Musicólogo, responsável pela candidatura do Fado a Património Mundial da Humanidade, autor de Pensar Amália, abordará a trajetória artística da artista e memórias pessoais que vivenciou com ela desde a sua infância.

——————————————————–

Amália Rodrigues: Performance

Conversa 4/11/2020 das 16.00 às 18.00 (aula aberta exclusivamente online via zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87143198089  (ID da reunião: 871 4319 8089)

Margarida Mestre, Performer e inventora de objetos poéticos, com um uso singular do movimento e da voz, abordará algumas performances onde trabalhou o imaginário do Fado e de Amália Rodrigues, como Trilogia do Corte e Rua A.

______________________________________________________________________________

Mostra do Laboratório de Drama e Comunicação dos alunos de Teorias do Drama e do Espectáculo 2020/2021:

16/12/2020 das 16.00 às 18.00 – Mostra do Laboratório no Átrio da Casa do Futuro da Fundação das Comunicações transmitida online com a participação do júri Rui Orfão, Carlos Pessoa e Cláudia Madeira.

2020-11-03T15:08:04+00:00