A quinta edição do SMART Data Sprint receberá investigadores portugueses e estrangeiros para discutir temáticas centrais relativas ao estado atual da plataformização – fenómeno que mostra como as plataformas digitais têm sido mediadoras de diferentes estruturas da sociedade, ao passo que (re)organizam e tornam o nosso dia a dia cada vez mais dependentes das suas infraestruturas. O evento é organizado pelo grupo de investigação SMART (Social Media Research Techniques), do iNOVA Media Lab (ICNOVA).
A programação da semana incluirá conferências de investigadores reconhecidos a nível internacional, como José van Dijck (Utrecht University), Anne Helmond (Amsterdam University e Digital Methods Initiative), Fernando van der Vlist (App Studies Initiative e Digital Methods Initiative) e Ariadna Matamoros-Fernández (School of Communication at QUT e Digital Media Research Centre).
Durante cinco dias de trabalho intenso, os participantes terão a hipótese de assistir a palestras e apresentações, bem como de aprofundar conhecimentos em sessões práticas, todas ministradas em inglês. Para além destas atividades, especialistas e investigadores convidam os participantes a integrar projetos e a trabalhar a partir de um problema específico.
Inserido no Digital Media Winter Institute 2021, o SMART Data Sprint está planeado ocorrer num formato híbrido (combinando sessões online e presenciais), respeitando as medidas de segurança inerentes à COVID-19.
As inscrições abrem a 1 de novembro de 2020 e encerram a 18 de janeiro de 2021. A iniciativa também oferece bolsas parciais. Todas as informações já estão disponíveis no blog de pesquisa do SMART.
Digital Media Winter Institute | SMART Data Sprint 2021
The current state of platformisation
01 – 05 Fevereiro de 2021 | 9:00 – 18:00 (Lisboa)
Inscrições: a partir de 1 de Novembro de 2020 a 18 de janeiro de 2021
Mais informações: https://smart.inovamedialab.org/2021-platformisation