Convite | Sessão de apresentação dos artigos premiados no âmbito da Call for Papers sobre “I&D e Inovação na Economia Digital” – 27 Nov.

O artigo científico “Digital innovation in higher education: A questionnaire to Portuguese universities and polytechnic institutes” assinado por Paulo Nuno Vicente (iNOVA Media Lab/ICNOVA, Univ. Nova de Lisboa), Margarida Lucas (CIDTFF, Univ. Aveiro) e Vânia Carlos (CIDTFF, Univ. Aveiro), premiado pela Call for Papers promovida pelo Gabinete de Estratégia e Estudo (GEE) do Ministério da Economia e pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito da 2ª edição do Prémio de Inovação na Economia Portuguesa, vai ser apresentado no dia 27 de novembro, às 09h30, sendo transmitida através da plataforma Zoom em https://us02web.zoom.us/j/82939078234?pwd=ZERCZWdTdHAxY0F0TjdBZUdjSW9rdz09.


O estudo premiado conduz o questionário on-line mais abrangente disponível até o momento sobre inovação digital nas instituições de ensino superior portuguesas.

São examinadas universidades e institutos politécnicos portugueses, os dois componentes do sistema nacional de ensino superior, em todos os domínios científicos, sendo cobertos os sectores público e privado, em todas as regiões (NUTS). O artigo apura os principais constragimentos à inovaçao digital, carateriza a infraestrutura digital, a disponibilidade de redes e equipamentos (hardware e software), e descreve as práticas digitais referidas entre membros do corpo docente das instituições de ensino superior portuguesas. Analisa ainda o alinhamento entre as práticas digitais dos membros do corpo docente, o ambiente de ensino e as recomendações europeias para a educação digital.

As principais restrições à inovação digital correspondem à infraestrutura e recursos limitados, falta de oportunidades de financiamento, recursos tecnológicos insuficientes, cultura académica conservadora e falta de suporte técnico. Estas barreiras têm impacto no desenvolvimento regional português, conforme discutido neste estudo, evidenciando a necessidade de modernização das HEIs.

2020-11-19T12:29:46+00:00