Allan Herison Ferreira apresenta desenvolvimento do projeto de pesquisa na Jornada de Sociologia e Imagem 2020

O doutorando do ICNOVA participou da abertura do seminário Jornada de Sociologia e Imagem 2020 (dias 23 e 24 de novembro) organizado pelo Grupo de Pesquisa Imagem, Subjetividade e Teoria Social realizado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo.

O conteúdo apresentado com o título: “Identidades em ação: a expressão de identidades sociais de estudantes e pesquisadores de áreas das humanidades em filmes amadores feitos em laboratório de produção e pesquisa em audiovisual” enfatizou aspetos metodológicos e teóricos mobilizados em sua pesquisa de doutoramento e foi debatido por outros investigadores que também apresentaram trabalhos no evento e pela mediadora da mesa a Profa. Dra. Gabriela Peters Levy (Instituto Federal de São Paulo). O evento contou com a participação do Prof. Dr. Mauro Rovai (Universidade Federal de São Paulo) um dos maiores estudiosos brasileiros da área da sociologia do cinema e do audiovisual.

O estudo em curso trata do tema das identidades por uma perspetiva combinada de análises das ciências da comunicação e da sociologia utilizando uma metodologia inovadora que propõe estudos empíricos laboratoriais envolvendo oficinas audiovisuais para estudantes, pesquisadores e interessados na produção de filmes em formato digital que dialogam com temas da área das humanidades. Como resultado, o estudo visa fornecer um modelo analítico que permite identificar elementos de afinidade eletiva relacionados às identidades dos produtores audiovisuais amadores e os produtos que eles criam em formato audiovisual.

2020-11-24T15:23:21+00:00