Novo número da Revista de Comunicação e Linguagens: “Os Fantasmas da Fotografia e do Cinema”

Já se encontra disponível o mais recente número da Revista de Comunicação e Linguagens sobre “Os Fantasmas da Fotografia e do Cinema”. O número foi editado por José Bértolo (Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Comparatistas) e Margarida Medeiros (Universidade Nova de Lisboa, ICNOVA).

A edição reúne textos de natureza marcadamente heterogénea, com o objectivo de dar conta de todo um conjunto de aporias que colocam o cinema e a fotografia em relação com as ideias de espectro e fantasma. Com abordagens por vezes mais históricas e outras vezes de pendor mais analítico, e centrando-se numa rede diversificada de objectos — fotográficos, cinematográficos, e outros —, os ensaios aqui reunidos visam contribuir substancialmente para a discussão em curso acerca da potência reflexiva do fantasma no âmbito do pensamento sobre as artes (audio)visuais e os media

Os Fantasmas da Fotografia e do Cinema //
Photography, Cinema, and the Ghostly

ìndice //index

Introdução// Introdution

OS FANTASMAS DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA – Número completo

José Bertolo, Margarida Medeiros

PDF

Os Fantasmas da Fotografia e do Cinema: uma breve introdução

José Bértolo, Margarida Medeiros

PDF

Photography, Cinema, and the Ghostly: a short introduction

José Bértolo, Margarida Medeiros

PDF (ENGLISH)

Artigos // Articles

Preserving the Dead: Postmortem Photographs and Funeral Practices in 19th-Century America

Anthony Winslow Enns

PDF (ENGLISH)

Between Ontology and Hauntology: Magic Realism in Contemporary Chinese Cinema

Mei Gao

PDF (ENGLISH)

The Scene of Haunting in Silent Adaptations of A Christmas Carol

Murray Leeder

PDF (ENGLISH)

‘Ghosts beneath the surface: Remnants and revenants of Palestine in the Cinema of the Interior’

Robert George White

PDF (ENGLISH)

“O Fantasma é o futuro do homem” — da espectralidade das imagens no cinema de Kiyoshi Kurosawa: KAIRO (2001)

Fernando Guerreiro

PDF

De Geest van Maju: The ghost lecture in the Netherlands

Dulce da Rocha Gonçalves

PDF (ENGLISH)

A Lanterna Mágica nas obras Renato Ferrão e Francisco Tropa: Da Reprodução à Apresentação / The Magic Lantern in the works of Renato Ferrão and Francisco Tropa: From Reproduction to Presentation

Sara Castelo Branco

PDF

Photographic Encounters with (In)visible Mothers in Roland Barthes’ Camera Lucida, W. G. Sebald’s Austerlitz and Erri de Luca’s Non ora, Non qui

Gianmarco Bocchi

PDF (ENGLISH)

O Fantasma da Teoria: o que significa “ver-através” de fotografias?

Benjamim Picado

PDF

“To Look at Oneself and All the While See Nothing”: Haunting, Testimony and Mediated Memory in I Am the Pretty Thing That Lives in the House

Josh Grant-Young

PDF (ENGLISH)

Bostofrio: a recusa fotográfica como evocação

Ricardo Vieira Lisboa

PDF

Haunted tapes, killer copies – cinematic ghosts in Ringu and The Ring

Marisa Mourinha

PDF (ENGLISH)

Caindo no real – notas sobre Welfare, de Frederick Wiseman

Pedro Florêncio

PDF

Fantasmas à deriva: travessias da escravidão rumo ao Brasil contemporâneo

Luciana Martinez

PDF

Recensões // Reviews

Zernik, Clélia et Eric Zernik. 2019. L’attrait des fantômes. Crisnée: Yellow Now.

Pierre Jailloux

PDF (FRANÇAIS (FRANCE))

The Modern Supernatural and the Beginnings of Cinema, Palgrave Macmillan, 2017, de Murray Leeder

Diogo Costa Ferreira

PDF

Guerreiro, Fernando e José Bértolo (ed.). 2019. Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura. V.N. Famalicão: Húmus.

Elisabete Marques

PDF

The Age of Total Images: Disappearance of a Subjective Viewpoint in Post-Digital Photography

Madalena Miranda

PDF

 

2020-12-04T17:47:10+00:00