Chamada de Trabalhos Pestes e Epidemias. Estudos Interdisciplinares em Humanidades (2021)

Coordenadores do Volume:Joaquim Pinheiro, Mario Franco e Samuel Mateus | Universidade da Madeira

O Volume Pestes e Epidemias. Estudos Interdisciplinares em Humanidades pretende reunir estudos científicos que contribuam para o conhecimento da influência de pestes e epidemias na cultura e na sociedade, valorizando-se uma reflexão interdisciplinar do entendimento humano acerca das causas econsequências desses surtos. Nos vários domínios das Humanidades, das narrativas às criações mais artísticas, há um imenso legado cultural que importa estudar.

Note-se que este Volume acolhe contributos de âmbito teórico ou empírico (incluindo estudos de caso) da área das Humanidades.

Alguns dos temas que podem ser objecto de estudo são:

• Análise do conhecimento das pestes desde a Antiguidade Clássica à contemporaneidade;
  • Práticas comunicativas, mediatizadas ou não, em tempos de epidemia e pandemia;
  • Neologismos, mudanças semânticas e lexicais causadas pelas pestes e epidemias;
  • Usos metafóricos de expressões advindas do campo da ciência, como “contágio” ou “viral”;
  • Narrativas de pestilências;
  • Representações literárias de pestes e epidemias;
  • Práticas culturais motivadas pelos surtos epidemiológicos;
  • Perspectivas filosóficas acerca das epidemias e pestes;
  • Representações artísticas inspiradas pelo contexto de epidemia.

Coordenadores do Volume:

Joaquim Pinheiro, Mario Franco e Samuel Mateus

Universidade da Madeira
Faculdade de Artes e Humanidades
Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas

Os textos deverão ser enviados para o email pestes.volume2021@mail.uma.pt até ao dia 02 de Julho de 2021, em formato Word. Todos os textos serão submetidos a avaliação científica (blind peer review). Os autores serão informados da decisão de aceitação ou não-aceitação até ao dia 03 de Setembro de 2021.

Línguas aceites: Português, Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano.

Consulte a chamada completa em anexo.

2021-02-03T15:55:37+00:00