Chamada de trabalhos para o ebook Poéticas Fotográficas, coordenado por Denis Renó, Fátima Lopes Cardoso e Pere Freixa

Organizadores:
Denis Renó (Universidade Estadual Paulista – UNESP, Brasil)
Fátima Lopes Cardoso (ICNova – Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
Pere Freixa (Universidade Pompeu Fabra, Espanha)

Prefácio internacional:
Peruska Chambi (Peru)

A fotografia tem adotado, desde a sua invenção, uma infinidade de linguagens e narrativas. De igual maneira, as técnicas fotográficas sofreram apropriação de numerosas atividades profissionais, desde as ciências duras às humanidades, onde se observam com mais destaque as narrativas artísticas e informativas, ambas a transformar-se em base para diversos olhares.

Cabe ressaltar que a fotografia resulta de desenvolvimentos tecnológicos e científicos desde o seu aparecimento. Porém, com o advento das tecnologias digitais, as transformações foram potencializadas. Também observamos, além dessas mudanças, uma conexão com outras linguagens, nomeadamente o audiovisual, em espaços digitais, dando a surgir o que Fontcuberta denominou como pós-fotografia.

Com essa preocupação e interessada em compreender a fotografia e suas nuances na contemporaneidade, a Ria Editorial publicará o e-book “Poéticas Fotográficas”. Ria Editorial é uma editora portuguesa dedicada a publicar e-books acadêmicos em formatoopen source (http://www.riaeditorial.com), com processo de avaliação por pares e reconhecido conselho editorial internacional. O livro visa reunir artigos que versem sobre tais lógicas, bem como sobre outras que fomentem um debate multidisciplinar, com foco na análise de experiências concretas à temática aqui abordada.

Convidamos os interessados a enviar textos para seleção e posterior integração nos capítulos de um livro que contará com prefácio internacional da fotógrafa peruana Peruska Chambi. Selecionaremos o máximo de 16 textos para a publicação, que será distribuída gratuitamente em e-book. São aceites contribuições que abordem a fotografia nas suas diferentes vertentes, escritas em português, espanhol ou inglês, em formato de estilo APA, disponível em https://apastyle.apa.org (7th edition). Os textos devem ser enviados ao email submissao.riaeditora@gmail.com até o dia 10/06/2021 em arquivo com extensão DOC ou DOCX, fonte Times New Roman 12, espaço entrelinhas 1,5, e possuir entre 10 e 15 páginas. As cartas de aceitação ou comunicações de recusa serão enviadas a 30/06/2021.

Será cobrada pela editora a taxa de adesão de 100 euros para a publicação de cada texto selecionado (independente do número de autores), realizado em duas parcelas ao valor de 50 Euros, com vencimentos em 10/07/2021 e 10/08/2021, via PayPal. O valor será direcionado para cobrir os custos de ISBN (emitido em Portugal), assim como o projeto gráfico. A obra, disponibilizada gratuitamente, será publicada a 15/08/2021.

2021-02-09T12:16:36+00:00