Conversas com Serralves: Palavra de Artista – Ana Bigotte Vieira, João dos Santos Martins e Carlos Oliveira (ICNOVA), 26 de fev. (18h)

Na sexta feira, dia 26 de fevereiro, às 18h00, a conversa “Palavra de Artista” será com a investigadora Ana Bigotte Vieira e os artistas João dos Santos Martins e Carlos Oliveira (ICNOVA), curadores da exposição “Para uma Timeline a Haver – genealogias para a dança como prática artística em Portugal”, e Cristina Grande, programadora de Artes Performativas do Museu de Serralves.

Nesta conversa teremos a oportunidade de conhecer a autoria da proposta de exposição que investiga o desenvolvimento e disseminação da dança como prática artística em Portugal, nos séculos XX e XXI, programada por Serralves e integrante da 6ª edição do Festival DDD – Dias da Dança. Será ainda partilhado pelos curadores o exercício coletivo de investigação que deu origem à exposição: a sinalização e recolha de marcos de que foram delineando a história da dança em Portugal, inserindo-os numa perspetiva alargada tanto das transformações pelas quais a sociedade portuguesa passou como do discurso sobre o coreográfico (e o que é ou pode ser a dança como prática artística).

Ana Bigotte Vieira (IHC – NOVA FCSH) faz parte da equipa de programação do Teatro do Bairro Alto e é investigadora no Instituto de História Contemporânea e no Centro de Estudos de Teatro. É co-fundadora e curadora da plataforma baldio. Estudos de Performance, e dramaturgista em teatro e em dança.

Carlos Manuel Oliveira (ICNOVA- NOVA FCSH) é coreógrafo, performer, investigador. Dedica-se à crítica da relação entre a coreografia e a dança, bem como aos modos de existência do conhecimento que lhes estão associados, através de projetos vários de investigação, curadoria e criação artísticas, individualmente e em coletivo.

João dos Santos Martins é um artista que trabalha a partir e através da dança. A sua prática distribui-se, geralmente, em múltiplas colaborações, experimentando entre formatos vários como a coreografia, a curadoria e a investigação.

Acesso gratuito, com inscrição obrigatória para ser.educativo@serralves.pt.
O link de acesso será enviado a cada um dos inscritos.

2021-02-23T12:47:15+00:00