WEAVE – ICNOVA integra novo projecto europeu

O projecto europeu WEAVE, acrónimo para “Widen European Access to Cultural Communities via Europeana“, pretende enfrentar os desafios colocados pelas actividades de património cultural mais intangíveis, desenvolvendo uma plataforma digital que active as conexões entre o património material e imaterial de comunidades culturais específicas em cada um dos países parceiros. Irá promover-se a preservação do inestimável valor que elas representam e salvaguardar a transmissão de práticas culturais em risco nas comunidades mais periféricas, tornando-as também mais acessíveis através da “Europeana”.

O consórcio WEAVE é composto por 12 parceiros de 8 países europeus, sendo financiado pela Comissão Europeia (programa CEF-Telecom), com coordenação geral na Alemanha, através da empresa IN2 Digital Innovations. A coordenação dos parceiros portugueses (FCSH, FCT e Associação Pedexumbo) estará a cargo da Profª Carla Fernandes, Investigadora Principal no ICNOVA, que irá também orientar os bolseiros a recrutar.

Quanto às tarefas específicas a cargo da NOVA (FCSH e FCT) o foco estará no desenvolvimento de software e aplicações 3D para anotação e transmissão de movimentos de dança e artes performativas, iniciando também investigação no reconhecimento semi-automático de gestos humanos em ambientes criativos. Para tal, as equipas da FCSH e FCT  (esta última liderada pelo Prof. Nuno Correia) irão recrutar em meados deste ano bolseiros de doutoramento e Pós-Doutoramento para uma execução articulada das tarefas.

O kick-off do projecto será oficialmente em Abril próximo e a sua duração será de 2 anos, até à Primavera de 2023.

2021-04-14T13:56:40+00:00