RTP3 estreou série documental de Jacinto Godinho sobre o PCP

PCP: 100 Anos a Resistir é a nova série documental de Jacinto Godinho, investigador do ICNOVA, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH e jornalista da RTP, para acompanhar nas noites de sábado, no programa informativo 360º, a partir das 21h00 na RTP3. A série acaba de estrear e pode ser seguida todos os próximos sábados ao longo dos seus 11 episódios. Ver lançamento, com entrevistas de Ana Lourenço a Jacinto Godinho, José Pacheco Pereira, João Madeira e São José Almeida, na RTP Play: https://www.rtp.pt/play/p8234/e529066/360/909898

 
Mais info:

Dia 6 de março, a partir das 21h00, na RTP3

ESTREIA – PCP: 100 ANOS A RESISTIR

Série documental de 11 episódios da autoria de Jacinto Godinho que assinala o centenário do Partido Comunista Português. PCP: 100 Anos a Resistir estreia dia 6 de março, no programa informativo 360º, na RTP3.

 O Partido Comunista Português é o mais antigo partido político ainda em atividade. Foi fundado nos tempos da Primeira República, tendo resistido isolado na clandestinidade a 48 anos de Ditadura em Portugal. E nos tempos da democracia deixaram de estar próximos do poder, com a revolução sonhada em 74 e 75, para um longo período de constante oposição aos sucessivos governos.

Em PCP: 100 Anos a Resistir contamos a sua História. Recorrendo especialmente ao arquivo da RTP e do seu inesgotável acervo de imagens e sons, que constitui um património fundamental para a investigação da história contemporânea, procuramos assim contextualizar os momentos mais importantes do PCP.

Através deste trabalho foram descobertos sons, imagens, entrevistas e documentos exclusivos, ou mesmo inéditos, como uma entrevista de Álvaro Cunhal na clandestinidade em Paris, o testemunho de Pavel sobre a sua fuga do Aljube ou ainda a novidade da primeira tipografia clandestina, para imprimir o Jornal Avante, ter sido construída pelo primeiro secretário-geral do PCP Bento Gonçalves. Também recuperámos depoimentos de dezenas de funcionários, militantes e dissidentes do PCP que, desde os anos 30 até à atualidade, testemunharam os momentos mais importantes e polémicos da história do partido. Como, por exemplo, Dias Lourenço, Joaquim Gomes, Álvaro Cunhal, Jaime Serra, Octávio Pato, Sérgio Vilarigues, José Magro, João Camilo, Edmundo Pedro, Francisco Paula de Oliveira (Pavel), Francisco Martins Rodrigues, Cândida Ventura, Aida Magro e Carlos Antunes.

A série documental conta ainda com depoimentos atuais e exclusivos de dirigentes históricos como Domingos Abrantes, Maria da Piedade Morgadinho, do jornalista Fernando Correia, de ex-militantes da linha renovadora como Carlos Brito, de historiadores como João Madeira e Joana Dias Pereira, os quais nos apresentam a sua visão sobre o centenário do Partido Comunista.

PCP: 100 Anos a Resistir para acompanhar nas noites de sábado, no programa informativo 360º, a partir das 21h00 na RTP3.

2021-03-08T11:44:35+00:00