Seminário P&C “Festival END 2021, um festival-livro” com Mickaël de Oliveira | 17 de março, 18h 

No próximo dia 17 de março, às 18h de Portugal (15h no Brasil) terá lugar mais uma edição do Seminário Permanente de Performance e Cognição dinamizada pelo ICNOVA. Esta edição contará com a participação do investigador Mickaël de Oliveira (CET /FLUL) e INET-md /FMHUL) que irá falar-nos do seu trabalho de investigação, mas também do “Festival Encontros de Novas Dramaturgias (Festival END, um festival-livro).

A moderação estará a cargo de Daniel Gamito Marques, investigador do CIUHCT e colaborador do ICNOVA.

Junte-se a nós em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/83518053699

Descrição

O Festival Encontros de Novas Dramaturgias (Festival END) é uma iniciativa bianual organizada pelo Colectivo 84 e com direcção artística de Mickaël de Oliveira, em parceria com o Teatro Académico de Gil Vicente, e articulada com outras estruturas culturais da cidade de Coimbra, para pensar e divulgar a criação de novos textos para palco.

O Festival END tem proposto uma programação, com a duração de três dias, que junta seminários, conversas, debates, leituras, oficinas e apresentações de espectáculos que se norteiam por uma aposta clara na dramaturgia portuguesa e no lugar que o autor (vivo) ocupa em cada criação.

A primeira edição aconteceu em 2010 no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa. A partir de 2015, o Festival tomou lugar em Coimbra, onde se realizaram a seguintes edições. Em 2021, o Encontros de Novas Dramaturgias celebra o seu décimo aniversário, pelo que o Colectivo84, juntamente com os seus parceiros institucionais, está a preparar uma edição comemorativa que pretende promover e celebrar o recente trabalho de dramaturgos e criadores nas áreas do teatro, dança e performance, mas que, dado o contexto pandémico, terá um formato diferente.​

A quinta edição do Festival inclui também uma formação (END+), iniciada em 2020, onde os participantes frequentam oficinas, palestras e debates liderados por criadores, dramaturgos, críticos e académicos. Cada participante desenvolve um projecto pessoal, em parceria com um mentor, que será apresentado na edição do Festival END em 2021.

 

Nota biográfica

Mickaël de Oliveira nasceu em 1984, em França e vive em Portugal desde 1999. Conclui em 2013 o seu doutoramento na área da dramaturgia contemporânea portuguesa e europeia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É atualmente investigador no âmbito de um pós-doutoramento centrado na questão da presença da literatura no teatro e na dança contemporânea, em parceria com o Centro de Estudos de Teatro (FLUL) e do INET-md (pólo FMHUL).

Co-fundou o Colectivo84 em 2009, estrutura na qual desenvolve o seu trabalho de escrita e de encenação. O seu percurso foi galardoado em 2007 com o Prémio Nova Dramaturgia Maria Matos (Teatro Municipal Maria Matos, Lisboa) com O que é teu entregou aos mortais em 2009 e a Menção Honrosa do Prémio Luso-Brasileiro António José da Silva (Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa / FUNARTE, Brasil) com o texto Clitemnestra. Entre os seus últimos espetáculos, escritos e encenados, encontramos Oslo – Fuck Them All and Everything Will Be Wonderful (co-criação com Nuno M Cardoso, Teatro Académico de Gil Vicente, São Luiz Teatro Municipal), A Constituição (2016, Teatro Nacional D. Maria II.) e o díptico Sócrates Tem de Morrer (A Morte de Sócrates / A Vida de John Smith, 2017/18 Centro Cultural Vila Flor, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Viriato, Teatro Académico de Gil Vicente).

Publicou, em 2015, Obra Completa Tomo I (Edições Húmus) que junta os seus últimos trabalhos de escrita.

É director artístico do projecto bianual Encontros de Novas Dramaturgias Contemporâneas, que procura promover a dramaturgia contemporânea portuguesa, tendo a 1ª edição decorrido no São Luiz Teatro Municipal (Lisboa) em Novembro de 2010 e as 2ª e 3ª edições (2015, 2017) no Teatro Académico de Gil Vicente, onde foi de 2011 a 2015 director-adjunto, responsável pela programação e gestão do equipamento cultural.

Foi ainda professor assistente de Gestão Cultural e de Estudos Artísticos na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e Professor Convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema, e Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 

2021-03-09T13:58:45+00:00