Conferência de Fernanda Bonacho: “Comunicação, linguagem e literacia transmédia” | 9 de abril, 14h

No âmbito do Ciclo de Conferências do ICNOVA, destinado aos alunos dos programas de doutoramento associados ao instituto, Fernanda Bonacho, Professora Adjunta na ESCS/IPL e investigadora do ICNOVA, apresentará na próxima sexta-feira dia 9, às 14 horas, em sessão por Zoom, uma conferência subordinada ao tema “Comunicação, linguagem e literacia transmédia”.

Embora sendo um Ciclo e uma Unidade Curricular destinada a alunos de doutoramento dos programas associados ao ICNOVA, alunos de outros cursos de doutoramento interessados em seguir esta conferência poderão fazê-lo, devendo inscrever-se aqui até à próxima quinta-feira, dia 8 de abril (16h). O link Zoom será divulgado até ao final de quinta-feira.

Comunicação, linguagem e literacia transmédia

Esta comunicação pretende explorar a relação estabelecida entre a literacia, a linguagem e a comunicação, a forma como estes aspetos se interligam e como se afetam reciprocamente. O poder da linguagem e da literacia transmedia será explorado a partir da análise de diferentes processos de significação presentes e silenciados na narrativa mediática, mas também a partir dos primeiros resultados do projeto “Academia da leitura do mundo: o jornalismo, a comunicação e eu”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Fernanda Bonacho é Professora Adjunta na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e investigadora integrada do Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA). Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, os seus estudos têm-se centrado na área da literacia comunicacional e jornalística, em particular, na relação entre as competências transmédia, a linguagem e a comunicação. Nos últimos anos, tem coordenado um projeto, financiado pela rede das Academias Gulbenkian do Conhecimento, que trabalha a comunicação, a autorregulação e o espírito crítico no consumo da informação mediática.

2021-04-14T14:58:40+00:00