Conferência de Luís Bonixe: “Reconfigurações da sonosfera no espaço digital ” | 16 de abril, 14h

No âmbito do Ciclo de Conferências do ICNOVA, destinado aos alunos dos programas de doutoramento associados ao instituto, Luís Bonixe, Professor  de jornalismo no Instituto Politécnico de Portalegre e investigador do ICNova, apresentará na próxima sexta-feira dia 16, às 14 horas, em sessão por Zoom, uma conferência subordinada ao tema “Reconfigurações da sonosfera no espaço digital”.

Embora sendo um Ciclo e uma Unidade Curricular destinada a alunos de doutoramento dos programas associados ao ICNOVA, alunos de outros cursos de doutoramento interessados em seguir esta conferência poderão fazê-lo, devendo inscrever-se aqui até à próxima quinta-feira, dia 15 de abril (16h). O link Zoom será divulgado até ao final de quinta-feira.

Reconfigurações da sonosfera no espaço digital

O ecossistema mediático dominado pelos sistemas digitais implicou alterações nos média e nas suas formas tradicionais de comunicação. Num contexto digital, as formas sonoras de comunicação passam por mutações que motivam a reestruturação do espaço sonoro e das narrativas de construção da realidade que lhe são intrínsecas. A rádio, tradicionalmente o meio sonoro por excelência, atravessa um caminho de reconfiguração para uma narrativa cada vez mais multimediática. Por outro lado, outros média tradicionalmente menos próximos da expressividade sonora, estão a resgatar instrumentos que lhes permitem entrar nesse espaço. Estamos, pois, perante um novo cenário que redistribui papeis e funções aos atores tradicionais e que convoca novos players para o espaço sonoro. É sobre esta reconfiguração da sonosfera que pretendemos refletir na sessão que propomos.

Bio: Luís Bonixe é doutorado em Ciências da Comunicação, com especialização em Jornalismo pela FCSH – Universidade Nova de Lisboa. É autor de dois livros sobre jornalismo radiofónico. Publicou vários capítulos e artigos em revistas nacionais e internacionais sobre rádio, jornalismo, jornalismo local e jornalismo online. É professor de jornalismo no Instituto Politécnico de Portalegre e investigador do ICNOVA. Foi membro fundador do Grupo de Trabalho de Rádio e Meios Sonoros da Sopcom, ao qual ainda pertence. Foi um dos fundadores do projeto REC-Repórteres em Construção que junta em rede vários cursos de jornalismo em Portugal. Integra atualmente a equipa do projeto “Academia da Leitura do Mundo: o jornalismo, a comunicação e eu” da Fundação Calouste Gulbenkian.

2021-04-13T21:42:49+00:00