Conferência de Patrícia Nogueira “Re-configurando a realidade: características e tendências do documentário interativo”

No âmbito do Ciclo de Conferências do ICNOVA, destinado aos alunos dos programas de doutoramento associados ao instituto, Patrícia Nogueira, Professora Auxiliar no ISMAI, Professora Auxiliar convidada na UC e investigadora do ICNOVA, apresentará na próxima sexta-feira dia 30, às 14 horas, em sessão por Zoom, uma conferência subordinada ao tema “Re-configurando a realidade: características e tendências do documentário interativo”.

Embora sendo um Ciclo e uma Unidade Curricular destinada a alunos de doutoramento dos programas associados ao ICNOVA, alunos de outros cursos de doutoramento interessados em seguir esta conferência poderão fazê-lo, devendo inscrever-se aqui até à próxima quinta-feira, dia 29 de abril (16h). O link Zoom será divulgado até ao final de quinta-feira.

Nos últimos 20 anos os criadores de documentário interativo têm vindo a experimentar novas formas de representação da realidade, ao introduzirem abordagens criativas e inovadoras na área do documentário. Sem seguirem convenções, regras ou manuais de produção, os criadores desafiaram livremente as fronteiras e suplantaram os formatos estabelecidos.
Histórias multi-sequenciais, websites e aplicações multimédia, documentários gamificados e de realidade virtual, instalações interativas, obras de não-ficção com realidade aumentada e mista … são vários os formatos de arte digital que têm vindo a abrir caminho e a desafiar o gênero documental. Mas embora a diversidade de formatos desafie a tradição de formas inovadoras e entusiasmantes, ela também contribui para uma área de investigação incerta e mutável.
Partindo de uma análise criteriosa de alguns documentários interativos paradigmáticos, é possível identificar características comuns em vários documentários e explorar tendências de criação que apontam para uma evolução do documentário interativo.

Bio
Patrícia Nogueira é Professora Auxiliar no ISMAI – Instituto Universitário da Maia e Professora Auxiliar Convidada na Universidade de Coimbra. Doutorada em Media Digitais pelo programa internacional da University of Texas at Austin – Portugal, com mestrado em Fotografia e Cinema Documental, é também realizadora de documentários. Patrícia é investigadora integrada no ICNOVA – iNOVA Media Lab e co-dirige o grupo europeu de investigação CCVA – Cinema and Contemporary Visual Arts, integrado na NECS. Durante 2015, esteve em residência no National Film Board do Canadá e em 2016 foi investigadora convidada na University of Texas at Austin.

2021-04-23T10:43:41+00:00