Censura e liberdade de imprensa: de Bordalo aos nossos dias Debate no Dia Internacional da Liberdade de Imprensa (online)

Por ocasião do Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, o ICNOVA  organiza no dia 3 de maio, a partir das 18h00, em parceria com o Museu Bordalo Pinheiro, o debate Censura e liberdade de imprensa. De Bordalo aos nossos dias, que será transmitido via live streaming nas páginas de Facebook do Museu Bordalo Pinheiro, ICNOVA, EGEAC e Transparência e Integridade.

João Alpuim Botelho, diretor do Museu Bordalo Pinheiro, junta-se a Paulo Jorge Fernandes e Carla Baptista, professores e investigadores da NOVA FCSH, para discutir a censura e a liberdade de imprensa em diferentes contextos históricos e geográficos, desde o século XIX à atualidade, dando especial atenção à imprensa satírica.

O debate é moderado por Dora Santos Silva, professora do departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH  e investigadora do ICNOVA juntamente com João Alpuim Botelho.

O evento conta ainda com o apoio da associação cívica Transparência e Integridade, capítulo nacional da Transparency International, organização internacional que luta há mais de 25 anos contra a corrupção e por uma democracia de qualidade.

«A gente já só pode gesticular». Bordalo e a liberdade de imprensa
João Alpuim Botelho, diretor do Museu Bordalo Pinheiro

A censura em liberdade: as perseguições à imprensa satírica em regimes liberais
Paulo Jorge Fernandes, professor universitário. e investigador (IHC/NOVA FCSH)