Conferência de Ana Marta Flores – “How trend studies can contribute to innovation journalism” | 28 de Maio, 14h

No âmbito do Ciclo de Conferências do ICNOVA, destinado aos alunos dos programas de doutoramento associados ao instituto, Ana Marta Flores (ICNOVA/iNOVA Media Lab), apresentará na próxima sexta-feira dia 28 de Maio, às 14 horas, em sessão por Zoom, uma conferência subordinada ao tema “How trend studies can contribute to innovation journalism”.

Embora sendo um Ciclo e uma Unidade Curricular destinada a alunos de doutoramento dos programas associados ao ICNOVA, alunos de outros cursos de doutoramento interessados em seguir esta conferência poderão fazê-lo, devendo inscrever-se aqui até à próxima quinta-feira, dia 27 de Maio (16h). O link Zoom será divulgado até ao final de quinta-feira.

How trend studies can contribute to innovation journalism – Ana Marta M. Flores, PhD.

To innovate in Journalism is necessary to expand the ways of understanding how audiences behave. The goal is to mediate communicative processes better as well as being relevant in people’s lives. Trends Studies explore social and cultural contexts by outputting industry trends that can contribute to innovation in journalism, extending beyond the technologies to the longings that the consumers have. In this talk, we will discuss which methodologies are possible to apply to identify trends in the newsrooms, and also present specific movements already identified for journalism.

Como os Trend Studies podem contribuir com o jornalismo de inovação – Ana Marta M. Flores, PhD.

Para inovar no Jornalismo é preciso ampliar as formas de perceber como o público se comporta. O objetivo é mediar melhor os processos comunicativos, além de ser relevante na vida das pessoas. Os Estudos de Tendências exploram contextos sociais e culturais, ao identificar tendências setoriais que podem contribuir para a inovação no jornalismo, estendendo-se além das tecnologias para os anseios que dos consumidores/utilizadores/leitores. Nesta conferências, discutiremos quais metodologias são possíveis de aplicar para identificar tendências nas redações, e também apresentar movimentos específicos já identificados para o jornalismo.

Bio
Ana Marta Moreira Flores holds a doctorate and a master’s degree in journalism (Federal University of Santa Catarina/Brazil) with a partial completion at the University of Lisbon (Portugal). Is an integrated researcher at ICNOVA/iNOVA Media Lab and an invited professor at Information Management School, both at NOVA University of Lisbon (Portugal). Also collaborates with the Trends and Culture Management Lab (ULisboa). Currently works with digital methods as an approach to identify trends and understand the relationship between social platforms and journalism.

Ana Marta Moreira Flores é doutora e mestre em jornalismo (Universidade Federal de Santa Catarina / Brasil) com conclusão parcial pela Universidade de Lisboa (Portugal). É investigadora integrada do ICNOVA / iNOVA Media Lab e professora convidado da Information Management School, ambos da Universidade NOVA de Lisboa (Portugal). Colabora também com o Laboratório de Gestão de Tendências e Cultura (ULisboa). Atualmente investiga com métodos digitais como uma abordagem para identificar tendências e entender a relação entre as plataformas sociais e o jornalismo.

2021-05-24T11:28:37+00:00