4ª edição da conferência internacional Stereo and Immersive Media

Decorre desde o passado dia 11 de junho, a quarta edição da conferência internacional Stereo and Immersive Media, uma organização do Early Visual Media Lab do CICANT, com o apoio do ICNOVA. A decorrer online em dois finais de semana consecutivos, 11 e 12 de junho e 18 e 19 de junho, a conferência conta com quatro oradores principais: Tom Gunning, professor da Universidade de Chicago, que apresentou a conferência de abertura intitulada “3-D images: Realistic illusion or perceptual confusion?”; Denis Pellerin, historiador de fotografia e curador do The Brian May Archive of Stereoscopy, abriu o segundo dia com a apresentação “The dirty-footed Venuses and their photographers”; Carlos Texidor,  do Instituto do Património Cultural de Espanha, que fala no dia 18 sobre “ Negativos estereoscópicos de Laurent. Vistas de Portugal en 1869″ e Elizabeth Edwards, professora emérita da De Monfort University de Leicester, que encerra a conferência no dia 19 com a comunicação “Immersive histories: Photography and the absorption of the past”.

O ICNOVA está presente com os jovens investigadores Filippo De Tomasi, Sara Castelo Branco e João Pedro Matos, cujas apresentações serão a 18 e 19 de junho.  Participam nas comissões organizadora e científica, as investigadoras do ICNOVA Teresa Mendes Flores e Cláudia Madeira, e como convidada, a investigadora Margarida Medeiros.

A conferência apresenta ainda um conjunto de eventos paralelos, como o Festival de Cinema 3D, a exposição virtual do fotógrafo amador Jorge Marçal da Silva (1878-1929) “The immersive dimension”, um colaboração com o Arquivo Municipal-Fotográfico e o lançamento do catálogo raisonné do fotógrafo português Carlos Relvas (1838-1894), entre outros eventos.

Mais informações, no website da conferência aqui: https://stereoimmersivemedia.ulusofona.pt

2021-06-15T14:23:01+00:00