Novo número da Revista de Comunicação e Linguagens: Mulheres nas descolonizações: modos de ver e saber

Já se encontra disponível o mais recente número da Revista de Comunicação e Linguagens/ Journal of Communication and Languages (RCL) intitulado “Mulheres nas descolonizações: modos de ver e saber/ Gendering decolonizations: ways of seeing and knowing”. Este número foi editado por Maria do Carmo Piçarra (ICNOVA/NOVA FCSH), Ana Cristina Pereira (UC/CES) e Inês Beleza Barreiros  ICNOVA/NOVA FCSH).

De acordo com as editoras, “ Este número da RCL nasce de uma interrogação inicial e iniciática: onde estão as mulheres nas descolonizações? Desdobra-se depois em interrogações mais específicas: Como é que as mulheres olharam as lutas de libertação, nas ex-colónias portuguesas? Como é que os seus pontos de vista foram integrados ou não na imaginação do colonialismo? Houve um olhar específico das mulheres sobre a libertação do colonialismo português? Que saber e consciência temos de/sobre esses olhares? E como é que esses olhares se cruzam com os das realizadoras, artistas, curadoras e académicas que hoje questionam os arquivos, públicos e privados, interrogam e recriam visualmente as suas memórias e re-imaginam o colonialismo? Que ação é que a investigação académica, as políticas de conservação de arquivos, os gestos de programação e curadoria podem ter no questionamento ou, pelo contrário, no prolongamento das “políticas (oficiais) da memória”?

Durante o processo, no entanto, fomos acolhendo propostas que dilataram o escopo estritamente temático (e até geográfico) do número, mas que responderam à proposta de reflexão sobre os “modos de ver e de saber” das mulheres em processos de descolonização, passados e presentes, e a uma inquietação das editoras: como estão as mulheres — através da sua prática académica, teórica e/ou artística — a responder à viragem decolonial?

Aceda ao número completo aqui.

2021-07-07T20:49:19+00:00