“Como promover a participação dos públicos através da Comunicação Estratégica?” | pré-conferência ECREA 2021

Como promover a participação dos públicos através da Comunicação Estratégica?” é o tema de uma das pré-conferências da ECREA 2021, a realizar-se no dia 6 de setembro.

Vivemos numa era em que de forma permanente procuramos novas respostas para os desafios ambientais, políticos e sociais contemporâneos. Os públicos, enquanto produtores, recetores ou utilizadores, têm um amplo acesso à informação e estão cada vez mais expostos à comunicação das organizações, sendo um elemento essencial nessa equação.

Os públicos estão na origem das mudanças de paradigmas, portanto, têm o poder de influenciar comportamentos, individualmente, ou fazendo parte de organizações. Por outro lado, ao atuarem como cidadãos, estes são simultaneamente agentes de mudança, com uma forte capacidade de influenciar a tomada de decisão.

Considerando o papel da comunicação estratégica, não apenas para as organizações, mas também para a sociedade, os “públicos” devem ser considerados como um elemento essencial.

Ao entender a comunicação como uma função estratégica com objetivos claros a serem alcançados, um mapeamento das partes interessadas, ou seja, o trabalho para e com os públicos deve ser tido em todo o processo. Por meio da comunicação estratégica e com base em ações de Relações Públicas e ações de Publicidade, é possível melhorar o conhecimento, atitudes e comportamentos do público.

Nesse contexto, a comunicação estratégica pode ser entendida como uma forma de aumentar a participação do público, assumindo-os como atores-chave num ambiente em mudança?

Organização:

– José Gabriel Andrade, Universidade do Minho
– Ivone Ferreira, ICNOVA, Universidade Nova de Lisboa
– Ana Raposo, ESCS – Instituto Politécnico de Lisboa
– Sara Balonas, Universidade do Minho

A pré-conferência é organizada pelo Grupo de Trabalho em Comunicação Organizacional e Institucional da Sopcom e pelo Grupo de Trabalho em Publicidade da Sopcom em relação com a ECREA.

A organização conta com o apoio do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho; do Instituto de Comunicação NOVA (ICNOVA) da Universidade Nova de Lisboa e da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom) da ECREA e do CreateLab.

Inscrições aqui.
Programa:

Publicado 03/08 /2021
Actualizado 09/01/2021

2021-09-01T13:22:10+00:00