DMSI 2021: a arte dos novos media como terapia

O Digital Media Summer Institute (DMSI) é um evento híbrido imersivo de quatro dias que visa o desenvolvimento colaborativo de projetos de pesquisa que reúnem arte, tecnologia e ciência.

Leo Tolstoy disse uma vez que a arte “é um meio de união entre os homens, unindo-os nos mesmos sentimentos, e indispensável para a vida e o progresso em direção ao bem-estar dos indivíduos e da humanidade”. Recentemente, Alain de Botton e John Armstrong escreveram um livro chamado “Art as Therapy”, onde abordam a necessidade de repensar os usos da arte, ao mesmo tempo que sugerem explorar o potencial terapêutico das obras de arte, enquadrando-as de acordo com um método psicológico que nos convida a alinhar o nosso eu mais profundo com as obras de arte. A verdade é que a arte nos pode ajudar a identificar as emoções que estão escondidas no nosso subconsciente.

A edição deste ano do DMSI visa criar obras de arte sob a condição dos novos media que podem funcionar como ferramentas terapêuticas. Além disso, as obras serão apresentadas num futuro Festival “terapêutico” de Digital Media Art, em Portugal, onde os visitantes da galeria serão os “pacientes” que procuram ser “tratados” pelas obras.

O Digital Media Summer Institute 2021 terá lugar no iNOVA Media Lab, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal – 13 a 16 de setembro de 2021. 

Os 12 participantes receberão mentoria e orientação de nomes especialistas na área como André Rocha (IPL), Carla Nave (UNL), Massimo Menichinelli (Politecnico di Milano), Rodrigo Carvalho (BorisChimp504/Openfield), Sara Albuquerque (Lusófona) e Tânia Costa (Instituto Criap).

O evento é gratuito para alunos do Programa de Doutoramento em Media Digitais (UNL / UP) e do Mestrado em Novos Media e Práticas Web (FCSH / UNL). Para alunos de outras instituições, o preço será de 20 euros. Para todos os outros, o preço será de 40 euros. As inscrições estão abertas até 8 de agosto de 2021.

 
Mais informações: https://bit.ly/DMSI21
 

 

2021-09-01T13:28:00+00:00