II Conferência Ibero-Americana de Place Branding (30 set. – 1 out. 2021)

APRESENTAÇÃO

O ano 2020 ficou marcado por uma nova epidemia que fez com que gestores de marcas territoriais em todo mundo repensassem as suas decisões estratégicas. Para diferentes públicos-alvo emergiram novas prioridades que contribuíram para uma reconfiguração da oferta e das mensagens. Mas tem sido a capacidade e a velocidade de diferentes instituições e organizações de se adaptarem a uma nova realidade que tem permitido atenuar o impacto da epidemia Covid-19 em diferentes sectores económicos e sociais, agora mais dependentes de investimento.

Como pudemos comprovar na primeira edição, as marcas geográficas têm uma complexidade e uma abrangência imensa. A questão da gestão de marcas geográficas, ou o Place Branding, envolve áreas científicas tão díspares como a comunicação, o marketing, a sociologia, o turismo, o urbanismo, a geografia, o design, as relações públicas, a diplomacia, as relações internacionais.

Esta segunda Conferência Ibero-Americana de Place Branding, feita em parceria com a Universidade Europeia e IPAM, tem o objetivo de dar continuidade aos propósitos da primeira: reunir, explorar, debater e dar a conhecer a investigação na área do Place Branding em países de língua portuguesa e espanhola. A língua oficial será o português e espanhol.

Em virtude da complexidade e da abrangência das marcas geográficas a conferência está alinhada e organizada em três temáticas: City Branding, Destination Branding, Nation Branding.

City Branding: As cidades são realidades complexas quer pela abrangência dos seus públicos-alvo, bem como pelo número de atores públicos e privados que operam no território. O desenvolvimento de uma estratégia de marca para cidades, pode ser visto como um mecanismo de alinhamento de estratégias dos diferentes atores.  Comunidades locais, populações residentes e urbanismo são alguns dos elementos que deverão estar sempre presentes no desenho das estratégias das marcas cidades. Enquadram-se nesta temática todas as apresentações inerentes ao desenvolvimento e gestão de marcas cidades.

Destination Branding: o turismo tem uma natureza e um funcionalmente único e, para a generalidade dos países, é uma das maiores indústrias exportadores. Países, regiões e cidades trabalham as suas marcas para diferenciarem a sua oferta, atrair turistas e simultaneamente garantir a satisfação com o consumo. Enquadram-se assim nesta temática as investigações que lidam com a localidade enquanto destino turístico.

Nation Branding: aceitam-se trabalhos que explorem, do ponto de vista teórico ou prático, o conceito de “marca país”, isto é, a reputação de um país e da sua população nas diferentes dimensões (cultura, administração, pessoas, exportações, turismo, investimento e imigração), e a sua influência nos processos de public diplomacy.

CALENDARIZAÇÃO (novas datas)

Data limite para submissão de propostas: 5 de março  1 de julho de 2021, para placebrandingicnova@gmail.com
Notificação aos autores com comunicação aceite: 15 de julho de 2021.
Early bird / 1ª Fase — Data limite para inscrições de autores com comunicação aceite e para inscrições gerais (participantes sem comunicação): 15 de maio  15 de agosto de 2021.
Late bird / 2ª Fase — Data limite para inscrições de autores com comunicação aceite e para inscrições gerais (participantes sem comunicação): 30 de maio 30 de agosto de 2021
Envio de artigos finais: 15 de junho 15 de setembro de 2021.
Conferência: 30 de setembro a 1 de outubro de 2021

INSTRUÇÕES DE SUBMISSÃO

Os resumos devem ser enviados em formato Word document para o email placebrandingicnova@gmail.com, colocando no Assunto / Subject “Proposta de comunicação: II Conferência Ibero-Americana de Place Branding” com a seguinte informação

• Autor(es)
  • Filiação institucional (indicar o ORCID ou Ciência Vitae quando aplicável)
  • Título da proposta
  • Resumo (máx. 500 palavras) mais cinco palavras-chave

Idiomas de trabalho:

• Português, Inglês, Espanhol.

Artigos finais:

Uma vez recebidos todos os artigos, eles passarão a um processo de avaliação blind peer review. Os artigos aprovados para a conferência serão sujeitos a segundo processo de avaliação blind peer review onde será decidida a sua publicação, publicação com reservas ou não publicação na revista Place Branding e Public Diplomacy.

Para os trabalhos não seleccionados serão igualmente ponderadas outras possibilidades de publicação, como a coleção ICNOVA e/ou Revista Media&Jornalismo.

INSCRIÇÃO

A inscrição no evento terá uma taxa de inscrição no valor de 150 euros para todos os participantes com propostas aceites e que desejem confirmar a sua presença no evento.
A taxa de inscrição inclui: material, coffee breaks e certificado (digital) e jantar de encerramento.

Para formalização da inscrição é necessário enviar um e­mail para placebrandingicnova@gmail.com com a seguinte informação:

• Nome completo
  • Instituição (se aplicável)
  • Profissão, Ocupação ou Curso Frequentado
  • E-mail de contacto
  • Morada
  • Comprovativo de transferência bancária
  • [Para efeitos de recibo solicita-se também a indicação do NIF]

Dados para transferência bancária:

• Banco Instituto de Gestão de Tesouraria e do Crédito Público, IP
  • NIB: 0781 0112 00000006399 80
  • IBAN PT50 0781 0112 00000006399 80
  • BIC:  IGCPPTPL
  • No caso de transferência bancária, os participantes deverão indicar o nome completo.
  • Deverão também submeter em PDF, no formulário de inscrição, o comprovativo da referida transferência.

COMISSÕES

COMISSÃO ORGANIZADORA/ CIENTÍFICA