Demonstração Técnica | Prisão para a Liberdade 6 out. 18 h

Nesta demonstração de trabalho, o ator Carlos Simioni aborda a própria trajetória junto do Lume Teatro e revela que a técnica pode ser tanto uma prisão quanto um trampolim para o ator. Fala sobre o percurso desde a fundação do Lume, em 1985, seu encontro com os mestres de teatro, as técnicas desenvolvidas junto do grupo, como o treinamento físico cotidiano, a construção de técnicas de expansão e dilatação do corpo no espaço e no tempo, técnicas de manipulação de diferentes qualidades de energias e sua distribuição no espaço, além do treinamento vocal e elaboração de personagens e construção de cenas.

Prisão para a Liberdade foi apresentado no Brasil, Estados Unidos da América, Itália, Dinamarca, Bélgica, Costa Rica, Colômbia e Portugal.

CARLOS SIMIONI
É ator-pesquisador, diretor e foi o primeiro discípulo de Luís Otávio Burnier, com quem fundou o LUME em 1985 e desenvolveu pesquisas nas áreas da antropologia teatral e cultura brasileira. Foi diretor pedagógico do APA – Ateliê de Pesquisa do Ator/SESC Paraty. Apresentou espetáculos e ministrou cursos em mais de 20 países. Desde 1989 é ator do Grupo Internacional “VINDENES BRO”- “Ponte dos Ventos” – Dinamarca, onde desenvolve técnicas de treinamento para o ator e atua nos espetáculos “Ur-Nat” e “The Voices of The Windows”, sob orientação e direção da atriz e diretora Iben Nagel Rasmussen – Odin Teatret. É professor convidado da Teaterhoyskolen Rodkild (Escola Superior de Teatro) – Dinamarca desde 2007. Recebeu o prêmio “International Next Generation Fellowship Program” – TCG – Theatre Communications Group – New York, NY (2007). Trabalhou ainda com os diretores Natsu Nakajima (Japão), Iben Nagel Rasmussen (Dinamarca), Anzu Furukawa (Japão/Alemanha), Kaj Bredholt (Dinamarca), Tadashi Endo (Japão/Alemanha), Grace Passô (Belo Horizonte), Tage Larsen (Dinamarca) e Ricardo Puccetti (Lume).     

FICHA TÉCNICA

Concepção e atuação: Carlos Simioni
Apoio administrativo: Giselle Bastos
Design gráfico: Arthur Amara
Realização: LUME Teatro
Duração: 100 min
Faixa etária: 14 anos
Local: Boutique da Cultura – 06 de outubro – 18 horas
Av. do Colégio Militar, 1500-187 Lisboa, Portugal
(em frente à rua Adelaide Cabete)

Reservas: 1969.miriamfreitas@gmail.com

2021-09-30T13:15:16+00:00