Epistemologias da visão no arquivo visual colonial | 27 de out.

O projeto Photo Impulse organiza uma série de webinários para refletir sobre a construção dos saberes e os conceitos mobilizados pelas imagens produzidas e postas a circular por diversos agentes dos antigos impérios, com destaque para  o caso português mas também britânico e francês. Procura-se pensar modos decoloniais de abordar esse arquivo visual.

O programa prossegue no próximo dia 27 de outubro, às 14:30, com uma comunicação do consultor do projeto, professor Joseph Tonda da Universidade de Omar Bongo, de Libreville no Gabão. O Professor Tonda abordará o tema “Ombres et images-écrans de la colonisation”, numa sessão falada em francês, acessível em:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82908483525?pwd=dUwzcE5KRTVNR3BmYTdtQmUvZkFtUT09

Mais informação sobre o programa, consultar website do projeto, aqui  https://www.photoimpulse.fcsh.unl.pt/pt/inicio/

Sombras e imagens-écran da colonização”

O “encontro colonial” não aconteceu entre humanos. São sombras e imagens-écran que se encontraram num não-lugar, uma quimera conhecida como continente negro”. Foi neste continente de lugar nenhum, que as sombras e as imagens-écran foram os monstros cujas atividades não naturais tomaram a designação de civilização e progresso.

BIO

Joseph Tonda é professor de sociologia e antropologia na Omar Bongo University em Libreville, Gabão. Ele é autor de, entre outros, Le Souverain moderne: Corps du pouvoir en Afrique centrale [O soberano moderno: O corpo do poder na África Central] (Congo, Gabon) [Karthala 2005] e  L’Impérialisme Postcolonial – Critique de la Société des Éblouissements [O imperialismo pós-colonial: Critica da sociedade dos clarões] [Karthala 2015]. É também escritor literário tendo publicado Chiens de Foudre (ODEM, Libreville 2013, esgotado) e Tuée-tuée Mon Amour (LA DOXA éditions, Paris, 2017). O seu mais recente trabalho é Afrodystopie: La vie dans le rêve d’autrui [Afrodistopia: A vida no sonho de outrem] [Karthala 2021].

2021-10-25T16:12:02+00:00