Passados com presente: o projeto ECHOES e as descobertas que nos trazem as histórias de vida em cidades entrelaçadas pela historia colonial | 7 dez.

Tuesday, 7th December, 14:30

O projeto Photo Impulse organizou nos últimos meses um conjunto de webinários que refletiram a construção dos saberes e os conceitos mobilizados pelas imagens produzidas e postas a circular por diversos agentes dos antigos impérios, com destaque para o caso português mas também para os casos britânico e francês. Procurou-se pensar modos decoloniais de abordar esse arquivo visual. O programa termina com Lorena Sancho Querol, Professora no Mestrado em Património Cultural e Museologia (FLUC-UC), na terça-feira, 7 de dezembro às 14.30, via Zoom. A investigadora em Museologia Social no Centro de Estudos Sociais abordará o tema “Passados com presente: o projeto ECHOES e as descobertas que nos trazem as histórias de vida em cidades entrelaçadas pela história colonial”. A sessão decorre em língua portuguesa e pode ser acedida aqui.

ECHOES aborda um dilema urgente para a Europa contemporânea: o facto de que, embora a história dos impérios e do colonialismo constitua um passado europeu compartilhado, esse passado permanece estranhamente silenciado nas narrativas oficiais sobre a “herança” europeia. ECHOES defende que a UE necessita urgentemente, não apenas de reconhecer este dilema, mas também de o incluir de forma critica, reflexiva e coletiva no centro da sua identidade. O reconhecimento plural e polissémico do património colonial torna-se ainda mais necessária à medida que a UE opera em contextos, relações e geografias cada vez mais globais, onde seu “deficit” contínuo para aceitar o colonialismo como parte da história europeia colide com o “excedente” palpável do colonialismo. Com base na experiência de uma equipe internacional de académicos/as, ECHOES explora um conjunto de ações culturais e criativas comprometidas com o legado colonial – em cidades europeias e não europeias ainda imbuídas de múltiplos traços do passado colonial – para identificar novas práticas patrimoniais coletivas. Através da diplomacia científica colaborativa entre cidades e da criação de novos vínculos e parcerias com artistas, museus e grupos cívicos, o projeto promove novos diálogos interculturais com base em entendimentos descoloniais das relações coloniais. O GT4 ‘Cidades Entrelaçadas’, explora fenómenos relacionados com o património cultural em cidades ligadas por uma história colonial partilhada. O par Rio de Janeiro-Lisboa ajuda-nos a perceber a incontornável relação entre passado e histórias coloniais, paisagens urbanas contemporâneas, memória social e debates públicos em torno de narrativas, de objetos e de espaços que têm materializado essa relação ao longo do tempo até hoje.

LORENA SANCHO QUEROL is a researcher in Social Museology at the Center for Social Studies, University of Coimbra (CES-UC), and Professor at the Masters in Cultural Heritage and Museology (FLUC-UC). PhD in Museology under the project “Celebration of Coastal Culture” (PT0019/EEA-GRANTS, 2007-09) and Post Doctorate in Participatory Management in Museums at CES-UC. Among the latest projects carried out, the following stand out: “SoMus: Society at the Museum” (2014-2019), where the identification, analysis and systematization of innovative practices of “cultural participation” allowed the definition of new models of participatory management in 4 European museums; “Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas”, CREATOUR (P-2020) where she joined the coordinating team to develop the first national network of destinations and creative tourism projects, helping to implement good collaborative practices; “European Colonial Heritage Modalities in Entangled Cities” (ECHOES), H-2020 where she coordinated with Paulo Peixoto the CES team between 2018 and 2021 within the scope of WP4 on cities intertwined by colonial history and, more specifically, a comparative study on practices of decolonial education in national museums in Brazil and Portugal. https://www.ces.uc.pt/pt/ces/pessoas/investigadoras-es/lorena-sancho-querol
Last publications include: (2020) “On Ruralities and Resistances: The new management model of Pusol School Museum (Spain) and the challenges of reciprocal participation between museum and society”. Museum Management and Curatorship, 1-27. (2020) “Os desafios da participação cidadã nos processos de inventariação do património cultural imaterial: os casos de Brasil e Portugal”, Intersecções, v. 22, n.1 (2020), 21-51. “Invisibilized Heritage”. In: Andersen, Casper; Timm Knudsen, Britta; Kølvraa, Christoffer (Ed.) Anthology exploring the keywords of colonial heritage.

2021-11-30T20:50:28+00:00