Marisa Torres da Silva publica livro sobre discurso de ódio, jornalismo e participação

Discurso de Ódio, Jornalismo e Participação das Audiências. Enquadramento, regulação e boas práticas é o título do livro que acaba de ser publicado na Coleção Regulação dos Media/Almedina, dinamizada pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Com coordenação de Marisa Torres da Silva (ICNOVA/NOVA FCSH) e em co-autoria com João Gonçalves (Universidade Erasmus de Roterdão), Pedro Coelho (ICNOVA/NOVA FCSH/SIC) e Maria José Brites (CICANT/Universidade Lusófona do Porto), o livro procura contribuir para o estudo e a reflexão em torno do discurso de ódio nas sociedades contemporâneas, olhando em particular para os espaços participativos acolhidos pelos media noticiosos, como os comentários online. A obra inclui um estudo de caso sobre a presença de incivilidade e de discurso de ódio nas caixas de comentários online de vários jornais durante as campanhas para as Legislativas de 2015 e de 2019 e, ainda, sugestões de boas práticas para as organizações jornalísticas tendo em vista o combate ao discurso de ódio.

A sinopse, o índice e a introdução do livro podem ser consultados no site da livraria Almedina: https://www.almedina.net/discurso-de-odio-jornalismo-e-participacao-das-audiencias-enquadramento-regulacao-e-boas-praticas-1637603950.html?fbclid=IwAR2zwwH-Jakky-0qCPfmYiJVerqcfklhG9JpKmu3uMuu0MG487s6TINbX-g

2021-12-03T15:40:34+00:00