Investigadores do Projeto FCT Photo Impulse participam na conferência internacional Fotografia e História

Um grupo de investigadores/as do projeto FCT Photo Impulse participa na conferência internacional Fotografia e História, de 15 a 17 de dezembro na Universidade da Madeira, no Funchal. Esta edição do encontro internacional é uma iniciativa do Governo Regional da Madeira, da sua Universidade e do ICNOVA.
A mesa dedicada ao Photo Impulse apresenta quatro comunicações que partilham alguns dos resultados da pesquisa sobre a cultura visual das coleções fotográficas e filmicas das missões geográficas e antropológicas coloniais. Teresa Mendes Flores reflete sobre aspetos metodológicos da pesquisa cruzando aspetos da fotografia e da história em ( Photo Mathesis: History of Photography and the history of everything else. How the adherent referent influences historiography). Margarida Medeiros aborda a construção fotográfica do exótico na paisagem africana (The body of landscape and a landscape of bodies: the role of photography and film in the Portuguese anthropometric and geographical colonial missions). Já Fernando Cascais e Mariana Gomes da Costa analisam o caso dos zoos humanos na Exposição Colonial do Porto de 1934 (Human Zoo: Racial science in images at the 1934 Portuguese Colonial Exhibition). Da área da conservação as investigadoras Catarina Marquês Mateus, Élia Roldão e Joana Sobral contam os desafios que encontraram no restauro de um dos álbuns da Missão Geográfica de Moçambique, desenvolvido no âmbito do projeto (The relevance of primary sources for historical knowledge of colonial photography: the case study of the photographic album from Geographical Mission of Mozambique). Esta equipa da área da conservação e restauro promove também, no dia 15, um atelier com o Museu da Fotografia- Ateliê Vicentes para discutir com os participantes um modelo de Ficha Descritiva de Material Fotográfico para uso em arquivos e museus. Mais informações sobre o programa aqui.

2021-12-14T12:04:08+00:00