Dora Santos Silva ganha LEDE Fellowship 2022

Dora Santos Silva, investigadora do ICNOVA  e docente da NOVA FCSH, ganhou uma das 16 LEDEfellowships atribuídas pela Solutions Journalism Network (SJN) para 2022, com um projeto selecionado entre cerca de 250 candidaturas internacionais.

A investigadora pretende disseminar este formato inovador em Portugal, criando uma plataforma agregadora de peças consideradas jornalismo de soluções em língua portuguesa, à semelhança do que já existe em inglês, e desenvolvendo um curso híbrido para estudantes e profissionais de jornalismo de forma a desenvolver competências neste formato, orientado para a cobertura de soluções para problemas urbanos e sociais. A componente laboratorial desse curso será feita em parceria com órgãos de comunicação social portugueses, onde os melhores trabalhos serão publicados.

O jornalismo de soluções é caracterizado por uma cobertura rigorosa e baseada em evidências de respostas a problemas sociais. Não se foca apenas nos problemas: explora como a solução foi implementada e como funciona, examina a evidência e efetividade dessa reposta e explica as suas limitações, com rigor e imparcialidade. O Solutions Story Tracker agrega já quase 13 mil peças jornalísticas produzidas em todo o mundo, do New York Times ao The Guardian. O impacto positivo do jornalismo de soluções tem sido reforçado na cobertura da Covid-19.

Os 16 LEDE Fellows 2022 terão mentoria e acesso a vários workshops durante este ano para implementar os seus projetos, além de um financiamento de três mil dólares.

2022-01-10T12:30:26+00:00